terça-feira, 19 de abril de 2011

sistema de informação.

Administração de Sistemas de Informação


O que são Sistemas de Informação

1. Dado, Informação e conhecimento;

2. Módulo de Comunicação

3. Memória

4. Processador

5. Sistema de Informação (não informatizado)

6. Sistemas de Informação Empresarial

O quê é um Sistema

A teoria geral dos sistemas foi formulada pelo biólogo alemão Ludwig Von Bertalanffy no início

da década de 1930, mas foi publicada apenas em 1968. A partir de sua formulação diversos outros

autores desenvolveram o tema e a Teoria dos Sistemas é hoje uma formulação teórica que atende às

mais diversas ciências.

Veja como ele definiu sistema:

"Um sistema pode ser definido como um complexo de elementos em interação "

Observe as outras definições de sistema a seguir:

“sistema é um conjunto de partes coordenadas, que concorrem para a realização de um

conjunto de objetivos” ;

“sistema é um conjunto de elementos interdependentes, ou um todo organizado, ou partes

que interagem formando um todo unitário e complexo” ;

“sistema é um conjunto de componentes e processos que visam transformar determinadas

entradas em saídas” .

Esses conceitos são bastante abrangentes e podem ser aplicados a inúmeras situações do mundo

real. São úteis e genéricos o bastante para definir sistemas orgânicos, sociais, econômicos, políticos,

matemáticos, físicos e outros.

Assim, pode-se chamar tanto um organismo vivo, como uma fábrica, um modelo matemático ou

um programa de computador de sistema, afinal todos são compostos por diferentes elementos que

interagem entre si e geram algum tipo de resultado.

Esses elementos e a relação que se estabelece entre eles é que determina como o sistema funciona.

Sistema é constituído de dois elementos básicos:

Uma coleção de objetos (físicos);

Uma relação lógica entre eles (lógicos)

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Ex: Sistema Bancário

- Bancos (físicos)

- Regras e leis específicas do setor (lógicos)

Sistema Solar

- Sol e os seus planetas

- Leis gravitacionais (lei de Newton)

Ex: A linha de montagem inventada por Henry Ford era parte de um sistema de

informação.

Sistema de Informação

Sistema de Informação pode ser definido tecnicamente como um conjunto de componentes

inter-relacionados que coleta (ou recupera), processa, armazena e distribui informações

destinadas a apoiar a tomada de decisões, a coordenação e o controle de uma organização.

Além de dar suporte à tomada de decisões, à coordenação e ao controle, esses sistemas

também auxiliam os gerentes e trabalhadores a analisar problemas, visualizar assuntos

complexos e criar novos produtos.

Sistema de Informação é constituído por uma série de emissores e receptores de dados,

conectados por canais de comunicação (elementos físicos); por onde fluem os dados

relacionados com o funcionamento da empresa (elementos lógicos).

Três atividades em um sistema de informação produzem as informações de que as

organizações necessitam para tomar decisões, controlar operações, analisar problemas e

criar novos produtos ou serviços. Essas atividades são a entrada, o processamento e a saída.

A entrada captura ou coleta dados brutos de dentro da organização ou de seu ambiente

externo;

O processamento converte esses dados brutos em uma forma mais significativa;

A saída transfere as informações processadas às pessoas que as utilizarão ou às atividades

em que serão empregadas.

Os sistemas de informação também requerem um feedback, que é a entrada que volta a

determinados membros da organização para ajudá-los a avaliar ou corrigir o estágio de

entrada.

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Dado, Informação e Conhecimento

Dado - Representação convencionada de uma grandeza qualquer. Expresso em unidades

padronizadas, pode ser obtido por observação, medidores ou processo automático. Referese

a algo que é preciso conforme o tipo de medição feita e corresponde diretamente ao

processo em que é coletado. Diante do fato de ser padronizado, é de conversão previsível e

fácil de interpretar; contudo não é capaz de nos informar muita coisa a respeito de um

Dado – Informação - Conhecimento

Dado: Projetos, natureza, início, definidos.

Os dados são armazenados em um arquivo e não têm qualquer significação nem para as

pessoas nem para os computadores.

São uma seqüência de bits (binary digits), obtidos por meio de uma tabela ASCII

“Dado: elemento que representa eventos ocorridos na empresa ou circunstâncias físicas,

antes que tenham sido organizados ou arranjados de maneira que as pessoas possam

entender e usar.” (Rossini & Palmisano)

Informação – podemos afirmar que a informação pode ser composta a partir de um

conjunto de dados relevantes, em virtude de serem apresentados de forma que possamos

compará-los, permitindo que análises sejam feitas. Esta relevância é obtida primeiramente

pela introdução de outros dados de mesmo tipo, o que já insere uma comparação intrínseca,

bem como do fornecimento de outros detalhes, como o ambiente a que se referem os dados,

como foram coletados e de que forma foram convertidos.

Fornecedores Clientes

Agências

Reguladoras

Acionistas Concorrentes

Organização

Ambiente

Entrada Saída

Processar

Classificar

Organizar

Calcular

Feedback

Loudon & Loudon

Funções de um Sistema de Informações

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Informação: “Os projetos são de natureza temporária e tem datas definidas de início e

fim.”

Somente pessoas tem condições de transformar dados em informações por meio de sua

interpretação.

É preciso que os produtos fornecidos pelos Sistemas de Informação, (relatórios, consultas

em tela, etc) explicitem seu significado, caso contrário somente haverá dados inúteis e não

informação.

“Informação: Dado configurado de forma adequada ao entendimento e à utilização pelo ser

humano.” (Rossini & Palmisano)

Conhecimento – pode ser entendido como sendo o conjunto obtido pela informação e o

contexto associado, envolvendo a percepção do ambiente, do sistema em que foi composta

e coletada e como este sistema age, “funciona”.

Conhecimento: um texto sobre características de projetos.

Conhecimento é um conjunto de informações interligadas e logicamente relacionadas. É um

nível mais elevado do que um mero conjunto de informações.

Ex. Teoria da Administração

Tabela de conceito – dados / informação / conhecimento

Dado Informação Conhecimento

Valores das vendas hoje Histórico de vendas do mês,

Histórico das vendas deste mês

e nos últimos anos;

Crescimento do mercado;

Posição dos concorrentes

Estudo de perfil do

consumidor;

Receptividade do consumidor

a novas ofertas e promoções;

Retorno de campanhas

publicitárias;

Estudos de Ciclo de Vida do

produto

Qualidade da Informação

Quais as características que tornariam os produtos de informação valiosos e úteis para

você?

Uma maneira de responder a essa pergunta é examinar as características ou atributos da

qualidade da informação. Informações antiquadas, inexatas ou difíceis de entender não

seriam muito significativas, úteis ou valiosas para os usuários finais. As pessoas desejam

informações de alta qualidade, ou seja, produtos de informação cujas características,

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atributos ou qualidades ajudam a torná-los valiosos para elas. Devemos imaginar a

informação como dotada de três dimensões: tempo, conteúdo e forma.

Dimensão do Tempo

Prontidão

Aceitação

Freqüência

Período

A informação deve ser fornecida quando for necessária

A informação deve estar atualizada quando for necessária

A informação deve ser fornecida tantas vezes quantas forem

necessárias

A informação pode ser fornecida sobre períodos passados,

presentes e futuros

Dimensão do Conteúdo

Precisão

Relevância

Integridade

Concisão

Amplitude

Desempenho

A informação deve estar isenta de erros

A informação deve estar relacionada às necessidades de

informação de um receptor específico para uma situação

específica

Toda informação que for necessária deve ser fornecida

A informação pode ter um alcance amplo ou estreito, ou um

foco interno ou externo

A informação pode revelar desempenho pela mensuração das

atividades concluídas, do progresso realizado ou dos recursos

acumulados

Dimensão da Forma

Clareza

Detalhe

Ordem

Apresentação

Mídia

A informação deve ser fornecida de uma forma que seja fácil

de compreender

A informação pode ser fornecida em forma detalhada ou

resumida

A informação pode ser organizada em uma seqüência

predeterminada

A informação pode ser apresentada em forma narrativa,

numérica, gráfica ou outras

A informação pode ser fornecida na forma de documentos em

papel impresso, monitores de vídeo ou outras mídias

Modulo de Comunicação

A comunicação se dá por meio de quatro elementos: Emissor, receptor, canal e protocolo.

Emissor canal de comunicação com protocolo receptor

Emissor (information source)

Emite dados codificados por meio de ondas de rádio, sonoras, etc.

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Não confundir dados com suporte de dados.

Ex. no texto suporte de dados são as ondas luminosas (eletromagnéticas) que os

olhos recebem, e os dados são são os sinais lógicos que o cérebro assimila, o que

resulta da variação das ondas luminosas (intensidade e cor).

Sem variação não há informação.

Os dados são abstratos e o suporte é físico.

Receptor (information reciever)

O receptor recebe os dados passando-os para frente.

O canal de comunicação (communication channel) é o meio físico pelo qual passam

os dados do emissor para o receptor.

Pode ser de qualquer natureza: água, ar, fibra óptica, cabo metálico, etc.

Protocolo (protocol)

É uma linguagem comum entre o receptor e o emissor. Se o protocolo não

for conhecido ou pelo receptor ou pelo emissor a comunicação não se dá.

Ex. TCP/IP (Telecommunication Control Protocol/Internet Protocol) é o

protocolo utilizado pela Internet; a língua Portuguesa é um protocolo de

comunicação.

Exemplo de Módulo de Comunicação: aula onde um emissor (professor), um canal (ar), um

protocolo (língua portuguesa) e o receptor (aluno).

Memória

Memória é um dispositivo físico que armazena dados durante um tempo que pode ser

longo ou curto.

Ex. cérebro humano, folha de papel, parede de uma caverna com inscrições arqueológicas,

DVD (Digital Vídeo Disk), RAM (randon access memory), hard disk (winchester), ROM

(read only memory), etc.

Os dados ficam armazenados em um predeterminado formato para que possam ser depois

lidos e atendidos. Ex. TXT, PDF, EXE, GIF, etc.

Saiba mais sobre memória consultando o site www.kingston.com

Processador

Um processador é o conjunto de circuitos que respondem e processam as instruções básicas

que fazem o computador funcionar, em outras palavras, executa as instruções dos

programas de computador.

Sistema de Informação

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Um Sistema de Informação é um sistema especializado no processamento e na

comunicação de dados (máquinas) ou de informações (organismos vivos).

É constituído por um conjunto de módulos (objetos) de comunicação, de controle,

de memórias e de processadores, interligados entre si por meio de uma rede com protocolo

comum. As relações lógicas entre esses módulos são definidas pelos programas executados

pelo Sistema de Informação.

As pessoas são parte integrante desse sistema. De nada adianta investir grandes

somas em equipamentos modernos se as pessoas não estiverem preparadas para aceitá-los

e usá-los adequadamente.

Os componentes de um sistema de informação computadorizado

Hardware

A aquisição de hardware, ou seja, os equipamentos necessários à instalação de um sistema

de informações deve ser precedida de um estudo detalhado da função que cada

equipamento desempenhará no novo ambiente empresarial que surgirá a partir a

implantação de um projeto de sistema de informação.

Software

A escolha de um software para a implantação de um Sistema de Informação não deve ser

baseado somente nos sucessos obtidos por este software em outras empresas do mesmo

segmento, pois sem um levantamento detalhado das características operacionais da empresa

corre-se o risco de transportar para o ambiente empresarial práticas incompatíveis que

podem, ao contrário de melhorar os processos empresariais criar novas dificuldades.

Telecomunicações

Alguem disse que ‘o inferno é um lugar que não está conectado a nada’. De fato no mundo

globalizado de hoje a empresa que, mesmo tendo os melhores sistemas de informações, se

não estiver conectada provavelmente estará em grandes dificuldades em manter ou ampliar

seu negócio.

Telecomunicação é a troca de informações por qualquer meio em redes de computadores.

O uso de meios de telecomunicações nas empresas permite:

Superar barreiras geograficas: captar informacoes sobre transacoes comerciais de locais

distantes;

Superar barreiras de tempo: fornecer informacoes para locais remotos imediatamente

após serem requisitados;

Superar barreiras de custos: reduzir os custos dos meios mais convencionais de

comunicaçao;

Superar barreiras estruturais: apoiar conexões para obter vantagem competitiva.

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Base de dados

Os dados são um recurso organizacional essencial que precisa ser administrado como

outros importantes ativos das empresas. A maioria das organizações não conseguiria

sobreviver ou ter sucesso sem dados de qualidade sobre suas operações internas e seu

ambiente externo.

Procedimentos

É natural que toda empresa tem seus procedimentos, pois de outra forma viveríamos no

ambiente empresarial verdadeira desordem. No entanto o que vemos freqüentemente é que

os procedimentos empresariais são de extrema informalidade. É como se tivéssemos uma



quer mais?? acesse

http://professores.faimi.edu.br/valdo/arquivos/6932_AdmSistInf.pdf

tribo indígena, onde a escrita fosse desconhecida e os usos e costumes passassem de

geração em geração.

Os procedimentos devem ser formais, isto é, escritos e deverão descrever os processos

empresariais, suas conexões e seus responsáveis.

Pessoas

Pessoas são parte vital dos sistemas de informação, pois sem

Definição de administração

AdministraçãoOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa




A administração, também chamada gerenciamento (português brasileiro) ou gestão (português europeu) de empresas, supõe a existência de uma instituição a ser administrada ou gerida, ou seja, um agrupamento de pessoas que se relacionem num determinado ambiente, físico ou não, orientadas para um objetivo comum que é a empresa. Empresa, aqui significa o empreendimento, os esforços humanos organizados, feitos em comum, com um fim específico, um objetivo. As instituições (empresas) podem ser públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos.



Atualmente se utiliza esta palavra para designar os estabelecimentos comerciais, industriais, de serviços, etc., grandes ou pequenos, o que não revela seu sentido no título da profissão.



A necessidade de organizar os estabelecimentos nascidos com a revolução industrial levou os profissionais de outras áreas mais antigas e maduras a buscar soluções específicas para problemas que não existiam antes. Assim a pesquisa de métodos especiais para administrar estes empreendimentos deu origem aos rudimentos da ciência da administração.



Não se deve confundir a gerência de uma casa ou de nossa vida pessoal que tem sua arte própria, porém empírica com a gerência de uma instituição, considere aqui este termo como genérico para empreendimento, empresa.



Índice [esconder]

1 Desenvolvimento do conceito

2 Funções administrativas

2.1 Princípios para um bom administrador

3 Teorias da administração

3.1 Cronologia das teorias da administração

3.2 Teorias administrativas, suas ênfases e principais enfoques

3.3 Áreas da administração

4 Referências

5 Bibliografia

6 Ver também

7 Ligações externas





[editar] Desenvolvimento do conceitoComo ciência é um ramo das ciências humanas, ditas sociais, pois trata dos agrupamentos humanos, mas com uma peculiaridade que é o olhar holístico, buscando a perfeita integração entre pessoas, estrutura e recursos.



Além dos conhecimentos específicos em Administração, a técnica administrativa utiliza conhecimentos do Direito, Contabilidade, Economia, Matemática e Estatística. São igualmente importantes para a ciência da administração a Psicologia e a Sociologia, sem esquecermos da Informática.



Instituições de Direito Público ou Instituições de Direito Privado criadas para fins lucrativos ou para finalidades sociais, dependem da ciência da administração para funcionarem, assim como o veículo precisa do piloto para o conduzir.



Administrar é o processo de tomar, realizar e alcançar ações que utilizam recursos para atingir objectivos. Embora seja importante em qualquer escala de aplicação de recursos, a principal razão para o estudo da administração é seu impacto sobre o desempenho das organizações. É a forma como são administradas que torna as organizações mais ou menos capazes de utilizar corretamente seus recursos para atingir os objetivos corretos.[1]



A administração é uma ciência social aplicada, fundamentada em um conjunto de normas e funções elaboradas para disciplinar elementos de produção. A administração estuda os empreendimentos humanos com o objetivo de alcançar um resultado eficaz e retorno financeiro de forma sustentável e com responsabilidade social, ou seja, é impossível falar em Administração sem falar em objetivos. Em síntese, o administrador é a ponte entre os meios (recursos financeiros, tecnológicos e humanos) e os fins (objetivos). Como elo entre os recursos e os objetivos de uma organização, cabe ao administrador combinar os recursos na proporção adequada e para isso é necessário tomar decisões constantemente num contexto de restrições, pois, nenhuma organização por melhor que seja dispõe de todos os recursos e também a capacidade de processamento de informações do ser humano é limitado. Administrar envolve a elaboração de planos, pareceres, relatórios, projetos, arbitragens e laudos, em que é exigida a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de Administração. A Administração se divide, basicamente, em cinco áreas: finanças, logística, marketing, vendas ou produção e recursos humanos. Alguns doutrinadores modernos inserem nessa divisão a TI (Tecnologia da Informação) e a P&D, ou seja, a Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Pelo fato da Administração ter diversas ciências como base, o administrador disputa seu espaço com profissional de diferente áreas. Em finanças, disputa espaço com economistas e contadores. Em marketing, disputa espaço com publicitários. Em produção, disputa espaço com engenheiros. Em recursos humanos, disputa espaço com psicólogos.



A profissão de administrador é historicamente recente e foi regulamentada no Brasil em 9 de setembro de 1965, data em que se comemora o Dia do Administrador.



Os primeiros administradores profissionais (administrador contratado, que não é o dono do negócio) foram os que geriram as companhias de navegação inglesas a partir do século XVII.



Segundo Jonh W. Riegel, "o êxito do desenvolvimento de executivos em uma empresa é resultado, em grande parte, da atuação e da capacidade dos seus gerentes no seu papel de educadores.Cada superior assume este papel quando ele procura orientar e facilitar os esforços dos seus subordinados para se desenvolverem".



[editar] Funções administrativasFayol foi o primeiro a definir as funções básicas do Administrador: planejar, organizar, controlar, coordenar e comandar - POCCC. Atualmente, sobretudo com as contribuições da Abordagem Neoclássica da Administração, em que um dos maiores nomes é Peter Drucker, os princípios foram retrabalhados e são conhecidos como Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar (PODC). Ressalte-se, então, que destas funções as que sofreram transformações na forma de abordar foram "comandar e coordenar" que atualmente chama-se apenas Dirigir (Liderança).



Atualmente, as principais funções administrativas são:



Fixar objetivos (planejar);

Analisar: conhecer os problemas;

Solucionar problemas;

Organizar e alocar recursos (recursos financeiros e tecnológicos e as pessoas);

Comunicar, dirigir e motivar as pessoas (liderar);

Negociar;

Tomar as decisões (rápidas e precisas);

Mensurar e avaliar (controlar).

O papel do administrador



As funções do gestor foram, num primeiro momento, delimitadas como: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. No entanto, por ser essa classificação bastante difundida, é comum encontrá-la em diversos livros e até mesmo em jornais de forma condensada em quatro categorias. São elas: planejar, organizar, liderar e controlar.



Planejar: "definir o futuro da empresa, principalmente, suas metas, como serão alcançadas e quais são seus propósitos e seus objetivos" , ou como "ferramenta que as pessoas e as organizações usam para administrar suas relações com o futuro. É uma aplicação específica do processo decisório."



O planejamento envolve a determinação no presente do que se espera para o futuro da organização, envolvendo quais as decisões deverão ser tomadas, para que as metas e propósitos sejam alcançados.



Organizar: pode-se constatar que [...] se fosse possível seqüenciar, diríamos que depois de traçada(s) a(s) meta(s) organizacional (ais), é necessário que as atividades sejam adequadas às pessoas e aos recursos da organização, ou seja, chega a hora de definir o que deve ser feito, por quem deve ser feito, como deve ser feito, a quem a pessoa deve reportar-se, o que é preciso para a realização da tarefa.



Logo, "organizar é o processo de dispor qualquer conjunto de recursos em uma estrutura que facilite a realização de objetivos. O processo organizacional tem como resultado o ordenamento das partes de um todo, ou a divisão de um todo em partes ordenadas."



Liderar: envolve influenciar as pessoas para que trabalhem num objetivo comum. "Meta(s) traçada(s), responsabilidades definidas, será preciso neste momento uma competência essencial, qual seja, a de influenciar pessoas de forma que os objetivos planejados sejam alcançados."



A chave para tal, está na utilização da sua afetividade, na sua interação com o meio ambiente que atua.



Na gestão não basta apenas ser uma pessoa boa, é necessário que tenha nascido para vencer, vitória essa que está relacionada com a busca constante de desafios, com a coragem de mobilizar-se, de assumir seu papel diante de seus pares, de seus colaboradores e de seus supervisores.



A chave para tal, está na utilização da sua afetividade, na sua interação com o meio ambiente que atua. (muito bem mencionado)



Falar de afetividade pode significar aderir a um sistema de gestão de pessoas de forma parcial.



Quando se fala de gerir pessoas é importante ter em atenção ser competente, reconhecer competência e competências.



Trabalhar ou liderar pessoas é uma tarefa árdua, em que mais depressa se detectam os fracassos do que os sucesso, já que no primeiro caso toda a empresa se poderá ressentir, no segundo, o mérito é geralmente assumido de forma solitária.



Trabalhar com seres humanos exige conhecer, compreender para posteriormente se desenvolver.



Para identificar competências há que conhecer muito bem a empresa e todos os seus colaboradores. Desta forma partimos para a implementação de todo um sistema organizado, planejado e formalizado com o objectivo de reter talentos, desenvolver as capacidades individuais, prever constrangimentos, e acima de tudo criar e gerir as oportunidades. Desta forma motivamos todos os intervenientes, gerimos as suas expectativas e potenciamos a produtividade.



Liderar significa análise, responsabilidade e justiça.



Maximiano ao invés de liderar, define o terceiro passo como executar, "o processo de execução consiste em realizar as atividades planejadas que envolvem dispêndio de energia física e intelectual"



E por último controlar, que "estando a organização devidamente planejada, organizada e liderada, é preciso que haja um acompanhamento das atividades, a fim de se garantir a execução do planejado e a correção de possíveis desvios"(ARAÚJO, 170, 2004).



Cada uma das características podem ser definidas separadamente, porém dentro da organização, são executadas em conjunto, ou seja, não podem ser trabalhados disjuntas.



[editar] Princípios para um bom administradorSaber utilizar princípios, técnicas e ferramentas administrativas;

Saber decidir e solucionar problemas;

Saber lidar com pessoas: comunicar eficientemente, negociar, conduzir mudanças, obter cooperação e solucionar conflitos.

Ter uma visão sistêmica e global da estrutura da organização;

Ser proativo, ousado e criativo;

Ser um bom líder;

Gerir com responsabilidade e profissionalismo.

ter visão de futuro

[editar] Teorias da administraçãoAs teorias da administração podem ser divididas em várias correntes ou abordagens.[2] Cada abordagem representa uma maneira específica de encarar a tarefa e as características do Trabalho de administração.



Abordagem clássica da administração

Administração científica

Teoria clássica da administração

Abordagem humanística da administração

Teoria das relações humanas

Abordagem neoclássica da administração

Teoria neoclássica da administração

Administração por objetivos (APO)

Abordagem estruturalista da administração

Modelo burocrático da administração

Teoria estruturalista da administração

Abordagem comportamental da administração

Teoria comportamental na administração

Teoria do desenvolvimento organizacional (D.O.)

Abordagem sistêmica da administração

Princípios e conceitos sistêmicos

Cibernética e administração

Teoria matemática da administração

Teoria geral de sistemas

Homem funcional

Abordagem contingencial da administração

Teoria da contingência

Mapeamento ambiental

Desenho organizacional

Adocracia

Homem complexo

Técnicas modernas de gestão

Administração participativa

Administração japonesa

Administração holística

Benchmarking

Downsizing

Gerenciamento com foco na qualidade

Learning organization

Modelo de excelência em gestão

Reengenharia

Readministração

Terceirização

[editar] Cronologia das teorias da administração1903 Administração científica

1916 Teoria clássica da administração

1932 Teoria das relações humanas

1940 Teoria da burocracia

1947 Teoria estruturalista

1951 Teoria dos sistemas

1954 Teoria neoclássica da administração

1957 Teoria comportamental na administração]

1962 Desenvolvimento organizacional

1972 Teoria da contingência

1990 Novas abordagens

[editar] Teorias administrativas, suas ênfases e principais enfoquesÊnfase Teorias administrativas Principais enfoques

Tarefas Administração científica Racionalização do trabalho no nível operacional

Estrutura Teoria clássica

Teoria neoclássica Organização Formal;

Princípios gerais da Administração;

Funções do Administrador

Teoria da burocracia Organização Formal Burocrática;

Racionalidade Organizacional;

Teoria estruturalista Múltipla abordagem:

Organização formal e informal;

Análise intraorganizacional e análise interorganizacional;

Pessoas Teoria das relações humanas Organização informal;

Motivação, liderança, comunicações e dinâmica de grupo;

Teoria comportamental Estilos de Administração;

Teoria das decisões;

Integração dos objetivos organizacionais e individuais;

Teoria do desenvolvimento organizacional Mudança organizacional planejada;

Abordagem de sistema aberto;

Ambiente Teoria estruturalista

Teoria neoestruturalista Análise intraorganizacional e análise ambiental;

Abordagem de sistema aberto;

Teoria da contingência Análise ambiental (imperativo ambiental);

Abordagem de sistema aberto;

Tecnologia Teoria da contingência Administração da tecnologia (imperativo tecnológico);



As principais Teorias Administrativas e seus principais enfoques



A teoria geral da administração começou com a ênfase nas tarefas, com a administração científica de Taylor. A seguir, a preocupação básica passou para a ênfase na estrutura com a teoria clássica de Fayol e com a teoria burocrática de Max Weber, seguindo-se mais tarde a teoria estruturalista. A reação humanística surgiu com a ênfase nas pessoas, por meio da teoria comportamental e pela teoria do desenvolvimento organizacional. A ênfase no ambiente surgiu com a Teoria dos Sistemas, sendo completada pela teoria da contingência. Esta, posteriormente, desenvolveu a ênfase na tecnologia. Cada uma dessas cinco variáveis - tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia - provocou a seu tempo uma diferente teoria administrativa, marcando um gradativo passo no desenvolvimento da TGA. Cada teoria administrativa procurou privilegiar ou enfatizar uma dessas cinco variáveis, omitindo ou relegando a um plano secundário todas as demais.



[editar] Áreas da administraçãoAdministração financeira

Administração da produção

Administração pública

Administração de materiais

Marketing

Gestão de pessoas

Gestão sistêmica

Administração de sistemas de informação

Organização, sistemas e métodos

Comércio internacional

Referências1.↑ Maximiano,Antonio Cesar Amaru. Introdução à administração - 5.ed.rev.e ampl.- São Paulo : Atlas, 2000

2.↑ Chiavenato, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 4. ed. São Paulo: Makron, 1993.

[editar] BibliografiaARAÚJO, Luis César G. Teoria Geral da Administração: aplicação e resultados nas empresas brasileiras. Ed. Atlas, SP, 2004.

DRUCKER, Ferdinand P. A Profissão de Administrador. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 1998. ISBN 85-221-0166-3

DRUCKER, Ferdinand P. Introdução à administração. 3. ed. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2002. ISBN 85-221-0130-5

LACOMBE, F.J.M.; HEILBORN G.L.J. Administração: princípios e tendências. 1.ed. São Paulo: Saraiva, 2003. ISBN 85-02-03788-9

MAXIMIANO, Antonio Amaru. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. Ed. Atlas, 2002.

MONTANA, Patrick J. Administração. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2003. ISBN 85-02-03786-2

[editar] Ver tambémO Wikiquote possui citações de ou sobre: EstratégiaAnálise econômica de sistemas de informações

Balanced scorecard

Estratégia competitiva

Gestão estratégica de empresas

Planejamento estratégico

Inteligência organizacional

Gerenciamento de processos

[editar] Ligações externas
 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Administra%C3%A7%C3%A3o
acesse

site dos administradores (se vc quer acessar mais conhecimento de administração)

http://www.administradores.com.br/adm-no-seu-site/

mais dicas e livros de administração e filmes

http://www.tecmarcos.com.br/livros-de-administracao-e-negocios/

dicas de livros de administração

Dicas de livros e filmes de administração.

http://www.marketingdeprimeira.com.br/dicas/filmes/

acesse este site