domingo, 2 de junho de 2013

Peter Ducker

Peter Drucker nasceu em 1909 em viena na Austria,é considerado o pai da moderna gestão de empresas

Peter Drucker afirmava que a empresa que conseguir vender o produto/serviço certo, para o cliente certo, com a distribuição adequada, por um preço adequado e no momento oportuno, verá seus esforços de venda reduzirem-se a quase zero, ou seja, a venda tornar-se-a automática em função de a demanda ter sido corretamente equacionada e trabalhada.2

Presidente honorário da Drucker Foundation e professor de ciências sociais da Claremont Graduate Califórnia, EUA, escreveu muitos artigos e mais de 30 livros. O pensador produziu ao longo de sua carreira uma mistura única de rigor intelectual, popularização, praticidade e profundo conhecimento das tendências cruciais, como definiu Robert Heller, fundador e editor de uma das maiores revistas de negócios inglesas, a Management Today.

Pode-se afirmar que não há management theory (teoria da administração) que não parta da obra de Drucker. Entre seus livros mais recentes figuram Desafios Gerenciais para o Século XXI, Administrando em Tempos de Grandes Mudanças e Sociedade Pós-Capitalista, todos publicados pela editora Pioneira, atualmente Thomson.

Cquote1.svg O planejamento não diz respeito às decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes Cquote2.svg
Peter F. Drucker,

Dez anos depois de publicar Administrando para o Futuro (1992), e cinco depois de Administração em Tempos de Grandes Mudanças, em seu livro, Managing in the Next Society (2002), Peter Drucker explorou as tarefas imprescindíveis da alta gerência nas primeiras décadas do século XXI.

Ele partiu de uma minuciosa descrição do cenário de negócios mais provável, determinado pela análise das tendências atuais mais marcantes e de suas conseqüências mais lógicas, à luz de circunstâncias históricas esclarecedoras por suas semelhanças com as atuais.

“Já acreditei numa nova economia”, dizia o mais reconhecido dos teóricos da administração. Drucker explicou que isso ocorreu em 1929, quando era estagiário nos escritórios europeus de uma grande empresa de Wall Street. Seu chefe, um economista europeu, estava convencido de que o boom de Wall Street duraria para sempre, e o havia demonstrado de forma “conclusiva” em um livro seu. Dois dias depois da publicação, ocorreu o crash da bolsa.

Setenta anos mais tarde, em meados dos anos 90, Drucker voltaria a ouvir falar de um boom perpétuo do mercado acionário, dessa vez impulsionado pela nova economia. "Senti que já havia estado ali", escreveu em Management in the Next Society, elaborado quase em sua totalidade antes dos atentados de 11 de setembro de 2001 (exceto dois capítulos).

Considerado por muitos o maior guru do management de todos os tempos, Peter Drucker escreveu esse novo livro: Managing in the Next Society, lançado inicialmente no Japão, chegando em 2003 ao Brasil. De suas principais idéias – uma das mais surpreendentes é a previsão de que aumentará a mobilidade social, a partir do acesso à educação formal.

Outra característica importante será a existência de duas forças de trabalho distintas à disposição dos empregadores: a das pessoas de menos e a de mais de 50 anos de idade. As empresas deverão remunerá-las também de modos diferentes: as primeiras necessitarão de renda constante e emprego estável; as segundas poderão cuidar dos trabalhos temporários.

Enfim, os pilares de uma empresa serão modificados:

  1. o significado da produção é o conhecimento, que é propriedade dos trabalhadores do conhecimento e é facilmente transportável;
  2. há cada vez mais trabalhadores externos, temporários ou com dedicação parcial;
  3. a concentração do negócio inteiro dentro da empresa não funciona mais, pois o conhecimento necessário para uma atividade é altamente especializado e sai muito caro contratar todos os funcionários que têm um dos conhecimentos necessários;
  4. agora o cliente possui a informação; e
  5. restam poucas tecnologias únicas; as indústrias precisam dominar muitas tecnologias diferentes, com as quais nem sempre estão familiarizadas.

Peter Drucker iniciou com o conceito de "(re)privatizações", que significa a privatização dos serviços públicos, como forma de reduzir a burocracia. O seu segundo conceito pode ser a "gestão por objetivos", ou seja, é um tipo de gestão caracterizada como um método de planejamento e avaliação, baseado em fatores quantitativos. Já o terceiro conceito é a "descentralização das empresas" que ele podia explicar como sendo a divisão de trabalho.

Lista de publicações


  • The End of Economic Man: The Origins of Totalitarianism (1939)
  • The Future of Industrial Man (1942)
  • Concept of the Corporation (1945) (A study of General Motors)
  • The New Society (1950)
  • The Practice of Management (1954)
  • America's Next 20 Years (1957)
  • Landmarks of Tomorrow: A Report on the New 'Post-Modern' World (1959)
  • Power and Democracy in America (1961)
  • Managing for Results: Economic Tasks and Risk-Taking Decisions (1964)
  • The Effective Executive (1966)
  • The Age of Discontinuity (1968)
  • Technology, Management and Society (1970)
  • Men, Ideas and Politics (1971)
  • Management: Tasks, Responsibilities and Practices (1973)
  • The Unseen Revolution: How the Pension Fund Came to America (1976)
  • An Introductory View of Management (1977)
  • Adventures of a Bystander (1979) (Autobiography)
  • Song of the Brush: Japanese Painting from the Sanso Collection (1979)
  • Managing in Turbulent Times (1980)
  • Toward the Next Economics and Other Essays (1981)
  • The Changing World of the Executive (1982)
  • The Temptation to Do Good (1984)
  • Innovation and Entrepreneurship: Practice and Principles (1985)
  • The Frontiers of Management (1986)
  • The New Realities (1989)
  • Managing the Non-Profit Organization: Practices and Principles (1990)
  • Managing for the Future: The 1990s and Beyond (1992)
  • The Post-Capitalist Society (1993)
  • The Ecological Vision: Reflections on the American Condition (1993)
  • The Theory of the Business (1994)
  • Managing in a Time of Great Change (1995)
  • Drucker on Asia: A Dialogue Between Peter Drucker and Isao Nakauchi (1997)
  • Peter Drucker on the Profession of Management (1998)
  • Management Challenges for the 21st Century (1999)
  • Managing Oneself (1999)
  • The Essential Drucker: The Best of Sixty Years of Peter Drucker's Essential Writings on Management (2001)
  • Leading in a Time of Change: What it Will Take to Lead Tomorrow (2001; with Peter Senge)
  • The Effective Executive Revised (2002)
  • Managing in the Next Society (2002)
  • A Functioning Society (2003)
  • The Daily Drucker: 366 Days of Insight and Motivation for Getting the Right Things Done (2004)
  • The Effective Executive in Action (2005)

Livros sobre Peter Drucker


  • Tarrant, John C., Drucker: The Man Who Invented the Corporate Society (1976) ISBN 0843607440
  • Beatty, Jack, World According to Peter Drucker (1998) ISBN 068483801X
  • Flaherty, John E., Peter Drucker: Shaping the Managerial Mind (1999) ISBN 0787947644
  • Krames, Jeffrey A., Inside Drucker's Brain (br: A cabeça de Peter Drucker) (2010) ISBN 9788575426210

Peter Drucker e o Brasil


Além dos seminários e conferências, Peter Drucker conhecia o Brasil por meio de três grandes ícones nacionais: a fabricante de aviões, Embraer; a companhia petrolífera Petrobrás e o ex-presidente Juscelino Kubitschek. Ozires Silva, o ex-presidente da Embraer é quem conta: "Drucker era fascinado pela história da Embraer e de como um país em desenvolvimento, como o Brasil, pôde desenvolver uma indústria de ponta e competir com as nações mais industrializadas do mundo neste complexo segmento do mercado". Da mesma forma, Drucker considerava extraordinário o desenvolvimento da Petrobrás e seu potencial energético.

Em sua primeira visita ao Brasil, ainda nos anos 50, Drucker pôde conhecer o presidente Juscelino Kubitschek e apoiar sua decisão de construir Brasília. Numa entrevista à revista Exame, Drucker enfatizou a criação da nova capital federal como o acontecimento mais importante no país nos últimos 50 anos. "Brasília criou um Brasil diferente, voltado para seu interior".

Otimista com o futuro brasileiro, ele afirmou não concordar com a visão (mais em voga em fins dos anos 90) de que o Brasil havia fracassado em sua ânsia de se tornar uma nação desenvolvida. "Conheço os tremendos problemas brasileiros, mas houve enorme progresso, tanto social como econômico, mas, principalmente, psicológico". 3

Curiosidades relacionadas aos livros


- Leitores dos livros de Peter Drucker:

Os livros de Peter Drucker foram lidos por pessoas como Henry Ford (fundador da Ford Motor company)que utilizou o primeiro best-seller de 1946 o "Concept of the Corporation" para reconstruir sua fábrica no pós guerra, Bill Gates(o fundador da Microsoft), Andrew Grove (ex-presidente da Intel), Jack Welch (por 20 anos liderou a General Eletric).

- Origem do livro "Concept of the Corporation"

O executivo Alfred Sloan, presidente da General Motors (na época a maior corporação do mundo), convidou Drucker para que estudasse a companhia. O estudo durou 18 meses e sugeriu algumas mudanças a Sloan mas elas foram rejeitadas. Drucker pregava a autogestão em vez da linha de montagem. Ele criticava pelo aspectos econômicos e humanos pois a linha se movia ao ritmo do operário mais lento e assim os mais rápidos se tornavam improdutivos e frustrados. Esse foi um dos princípios para que os japoneses ganhassem a dianteira no setor automobilístico nos anos 70 passando à frente da General Motors.

-Eficiência na Gestão

Peter Drucker considerava a eficiência do trabalhador peça-chave na gestão da corporação, sendo que o seu aclamado livro The effective executive tem como foco apenas como transformar as pessoas em líderes eficazes. Porém Drucker não dá nenhuma fórmula mágica para a eficiência, como visto em muitos livros de auto-ajuda, explicando que não há um tipo de personalidade eficaz, e que o que líderes eficazes têm em comum é a capacidade de fazer com que as coisas certas sejam feitas. 4

Mais algumas curiosidades sobre Peter Drucker: - Falam que ele tinha a liguagem que simplifica, mas não deixando de falar de assuntos de suma importância, ele fazia isso para ter o entendimento de todos sobre suas obras. Descrevem também que ele partia da prática para chegar à teoria, mas considero que ele acabou tendo essa atitude por ter muita bagagem acumulada, já que estudou sobre muitas coisas. Peter falava que não admitia que o diretor da empresa ganhasse mais de 20 vezes o salário mais baixo da organização considerando essa atitude imoral e imperdoável. Dizem também que ele não era rigoroso o suficiente com seus subordinados, isso se deve aos ideais humanistas dele. Os japoneses o admiravam já que também consideravam que as pessoas são um recurso e não um custo para a empresa.

Influenciadores de Peter Drucker


Além de inúmeros acréscimos na administração é importante relatar as bases de Peter, isto é, seus influenciadores. Um deles é Sigmund Freud, em quem Peter se baseou para observar as relações psicológicas, humanas e de poder. Peter Drucker foi profundamente influenciado por Ludwig Von Mises, que também era amigo de seu pai em Viena, o qual passou para Drucker os preceitos de liberalismo econômico que lhe inspiraram a ideologia de um estado com pouca burocracia.

Referências



http://pt.wikipedia.org/wiki/Peter_Drucker

Marketing

O Pinterest surgiu no mercado de mídias sociais com uma proposta que foge do convencional, propondo exclusivamente o compartilhamento de fotos. O projeto se baseou a um "quadro de inspirações" onde os usuários podem "pendurar" suas imagens preferidas, compartilhar e gerenciar imagens temáticas, como de jogos, de hobbies, de roupas, de perfumes, etc.





O Pinterest também é integrado ao Twitter e facebook, as duas mais relevantes e populares mídias sociais na atualidade, facilitando assim que o usuário possa compartilhar suas imagens, recompartilhar as de outros utilizadores e colocá-las em suas coleções ou quadros (boards), além de poder comentar e realizar outras ações disponibilizadas pelo site.



Em janeiro de 2012, a comScore informou que o site obteve um total de 11,7 milhões de usuários únicos, tornando-se o mais rápido site da história a quebrar a marca de mais de 10 milhões de visitas únicas. 



A maioria dos usuários do site são do sexo feminino,  87% do Pinterest é composto pelo sexo feminino, sendo 97% dos likes do Facebook realizados por mulheres. De acordo com Curt Finch do Mashable, a natureza intrínseca do Pinterest é conversar com as mulheres. Pode-se argumentar que a magia do Pinterest, atingiu o gosto feminino como nenhuma rede conseguiu até hoje.







Gráfico: MDGadvertising

       

Como já falamos, a premissa Pinterest é simples: usuários compartilham fotos na internet que são postadas em um “muro” virtual. Para usar esta rede, os usuários tem que baixar uma barra de ferramentas que permite compartilhar imagens de qualquer site. As fotos selecionadas serão exibidas no perfil do usuário e seus seguidores na rede social podem exibir as suas coleções de fotografias e compartilhá-las, por sua vez com outros usuários da Internet.

   

     

OPORTUNIDADES GERADAS PELO PINTEREST:



A simplicidade de Pinterest esconde muitas oportunidades para o marketing, o pessoal. Citamos aqui algumas delas:

       

1. COMPARTILHAR PRODUTOS


        

A maneira mais óbvia de usar Pinterest a promover uma marca é que compartilhar fotos de seus próprios produtos através desta rede. Desta forma, as marcas podem criar catálogos virtuais de produtos e também mostrar aos clientes potenciais seus itens mais populares.

     

2. ADICIONAR IMAGENS PARA A SEÇÃO PRESENTES


    

Quando você cria uma entrada para adicionar fotos para Pinterest, o usuário pode adicionar uma descrição de preço. Quando você selecionar esta opção, você pode adicionar um link que redireciona os usuários para o site da marca. Imagens adicionadas desta maneira são incluídas automaticamente na seção de presentes, que funciona como um catálogo virtual de ideias para presentes potenciais.

    

3. DESTAQUE SERVIÇOS 


      

Nem todas as marcas vendem produtos, mas Pinterest também é interessante para empresas que oferecem serviços aos seus clientes. A chave é encontrar a maneira mais atraente para representar visualmente esses serviços.

    

4. MAXIMIZAR OS ESFORÇOS DE SEO


    

Quando as marcas postam imagens de seus produtos no Pinterest têm a oportunidade de maximizar sua estratégia de SEO e redirecionar tráfego para seus sites. Isso é importante para escrever descrições que atraem o público-alvo e incentivá-lo a visitar o site da marca. Outra opção é compartilhar coleções de fotos da marca do Pinterest, através de outras redes sociais como Facebook e Twitter.

     

5. INTERAÇÃO COM USUÁRIOS


     

O Pinterest é uma rede social, de modo que as marcas nesta plataforma tem que tomar o cuidado de construir relacionamentos e construir uma comunidade em torno de suas respectivas empresas. Para isso, é essencial interagir com os usuários, dizer obrigado quando eles compartilham imagens de marca, seguir outros usuários, e encorajar o feedback da comunidade.

     



    

COMO USAR O PINTEREST PARA AJUDAR SUA MARCA A CRESCER:



Ok, agora que já sabemos para que serve, vamos descobrir como usar Pinterest para ajudar a sua marca crescer?  O Pinterest tem vários benefícios, mas vamos citar apenas 3 benefícios significativos (no marketing e comunicação):

   

  1. Lançamento de novos produtos promocionais
  2. Criando novas conexões
  3. Procure a inspiração para desenvolver novos projetos

     


PROMOVER NOVOS PRODUTOS


     

É o local ideal para criar um espaço completamente dedicado a uma gama de produtos. Com a criação dos boards, você  publica fotos de alguns produtos específicos ou customizados, desenvolver boards capazes de posicionar-se de forma inequívoca dentro de uma área específica de interesse, será uma primeira entrada positiva para gerar interesse por parte dos usuários.

A frequência no qual você publicar conteúdo vai ter grande impacto sobre as visitas ao seu site. Portanto, quanto mais você postar, mais um está exposto, maior a chance de repin.

    

CRIAR NOVAS CONEXÕES COM PINTEREST


    

Como qualquer outra mídia social, o Pinterest oferece a possibilidade de criar um pequeno perfil na página principal de sua conta. Apresentando brevemente, acrescentando as suas próprias fotos, links para outras contas sociais como Facebook e Twitter, feeds RSS e link para o site, trabalhando de forma consistente, assim irá fornecer um perfil útil, que irá gerar tráfego consistente.

Para aqueles que gerenciam uma marca pessoal, vamos supor que o diretor de arte ou fotógrafo, Pinterest se torna o lugar ideal para carregar seu portfólio com rapidez e garantir a rápida divulgação e exposição.









http://www.gestordemarketing.com/page/como-utilizar-o-pinterest-no-marketing-de-sua-empresa















    

VIRALIZAÇÃO DOS PINS NO TWITTER E FACEBOOK


     

Conteúdos do Pinterest publicados no Facebook e Twitter viralização de forma imediata. Além disso, se você está à procura de inspiração, qualquer que seja seu campo de filiação, o mecanismo do busca do Pinterest é altamente sintonizado para detectar as tendências mais importantes do momento. Talvez postado por seus concorrentes.

      

    

ALGUNS CONSELHOS FINAIS SOBRE COMO TORNAR SUAS POSTAGENS MAIS ATRATIVAS:

  1. Organizar e distribuir as imagens em boards marcadas com tags específicas
  2. Ilustrar seus produtos e serviços
  3. Identifique seu nicho e crie uma referência dentro de um séquito de seguidores postando conteúdo interessante e relevante.
  4. Publique conteúdo exclusivo [e não apenas alguém] para oferecer um valor acrescentado para os seus seguidores.
  5. Procure desenvolver conversas e interações em torno do alcance de seu interesse.

         

   

Fisica

Prefixos e valores


Antes de iniciar os exercícios, é fundamental tem em mente os prefixos mais utilizados e seus respectivos valores em potencia de dez, abaixo segue a relação de alguns deles.

- tera, 1012, simbolo T;
- giga, 109, simbolo G;
- mega, 106, simbolo M;
- quilo, 103, simbolo k;
- hecto, 102, simbolo h;
- deca, 101, simbolo da;
- deci, 10-1, simbolo d;
- centi, 10-2, simbolo c;
- mili, 10-3, simbolo m;
- micro, 10-6, simbolo µ;
- nano, 10-9, simbolo n;
- pico, 10-12, simbolo p;

http://seusaber.com.br/fisica/lei-de-coulomb-exercicios-resolvidos.html

Lei de Coulomb

Lei de Coulomb


Lei de Coulomb F = Força elétrica, em N(newton);
q1 e q2 = Cargas elétricas, em C (coulomb);
d = Distância entre as cargas em m(metros);
K = 9.109 N.m2/C2(Constante da eletrostática no vácuo);

Lei de Coulomb proporcaoAo verificar a formula acima, é possível verificar que F(força elétrica) é diretamente proporcional ao produtos das cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distância, para melhor entendimento, confira a ilustração ao lado.


Constante Eletrostática


O valor de K(constante eletrostática), pode sofrer alterações dependendo do meio em que se encontra e do sistema de unidades utilizado.

Como citado anteriormente, o valor da constante eletrostática no vácuo é 9.109 N.m2/C2.


Permissividade absoluta


permissividade absolutaε = Permissividade absoluta do meio onde as cargas estão;

Assim como na Constante Eletrostática, a permissividade absoluta depende exclusivamente do sistema de unidades utilizadas assim como o meio em que as cargas se encontram.

Ao utilizamos ε(Permissividade absoluta) a Lei de Coulomb fica da seguinte maneira:
coulomb permissividade absoluta


Prefixos e valores


Antes de iniciar os exercícios, é fundamental tem em mente os prefixos mais utilizados e seus respectivos valores em potencia de dez, abaixo segue a relação de alguns deles.

- tera, 1012, simbolo T;
- giga, 109, simbolo G;
- mega, 106, simbolo M;
- quilo, 103, simbolo k;
- hecto, 102, simbolo h;
- deca, 101, simbolo da;
- deci, 10-1, simbolo d;
- centi, 10-2, simbolo c;
- mili, 10-3, simbolo m;
- micro, 10-6, simbolo µ;
- nano, 10-9, simbolo n;
- pico, 10-12, simbolo p;


Exercícios resolvidos utilizando Lei de Coulomb


1) Qual o valor da força atrativa que surge entre duas cargas elétricas de valores +2nC e -1nC que encontram-se no vácuo a uma distância de 3 metros uma da outra?

Importante:

Meio:Como verificamos no enunciado, as cargas estão no vácuo desta forma K = 9.109
Unidade: Os valores das cargas elétricas estão expressas em n, ou seja em nano, por isso é importante utilizar o valor para n, conforme tabela exibida no tópico anterior que diz que nano(n) é 10-9.

Agora aplicamos os valores na formula que diz que:
Lei de Coulomb

Assim:

F = (9.109 . 2 . 10-9 . 1 . 10-9)/32

=>

F = (9.109 . 2 . 10-9 . 1 . 10-9)/9

Como trata-se da divisão de um produto, “cortamos” o 9:

F = (9.109 . 2 . 10-9 . 1 . 10-9)/9

Assim:

F = 109 . 2 . 10-9 . 1 . 10-9

Continuamos as operações:

F = 109 . 2 . 10-9 . 1 . 10-9

Por fim chegamos a resposta do exercício que é:

F = 2 . 10-9N

Para que não fiquem dúvidas trazemos a explicação desse exemplo acima em um vídeo para ajudar você memorizar e fixar ainda mais o assunto.


http://seusaber.com.br/fisica/lei-de-coulomb-exercicios-resolvidos.html

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