sexta-feira, 20 de junho de 2014

Trabalhos de Artesanato de latinhas.

Olá meus caros leitores (as), não sou artesão, gosto e me interesso por trabalhos de artesanato de latas de refrigerantes, podem ver que tem moto, carro, Helicóptero, etc. claro que não sou profissional, tudo nasceu da vontade de aprender e fazer, vi pela internet, me inspirei em grandes artesãos, são replicas, faço por fazer, não ganho dinheiro com isto, mas minha felicidade foi tão grande que no ano passado em setembro de 2013 fui convidado pra participar da Feira tecnológica da ETEC Martin Luther king e alguns grupos e alunos me procuraram pra aprender o oficio, alguns professores apoiaram, e me ajudaram na ideia, a exposição da feira foi bacana, alguns alunos aprenderam, foi muito bom, a cada dia aprendo mais, fico feliz pelas oportunidades, espero continuar este trabalho, apesar que falta tempo, mas vale a pena aprender a cada dia os trabalhos de artesanato de latinhas.
Sucessos
Abçs
Prof Clayton. (20/06/2014)


Quando crescer vou ser artesao rss

Energia cinetica (Fisica).

Introdução
A energia é um conceito que está envolvido em vários momentos do nosso dia a dia. Veja os exemplos a seguir:
  • quando ligamos uma lâmpada, estamos utilizando energia elétrica;
  • um automóvel utiliza a energia fornecida pelos combustíveis para movimentar-se;
  • Através da alimentação consumimos alimentos que nos fornecem energia para realizar as nossas atividades do cotidiano.
Mesmo sabendo que a energia está tão presente em nossas vidas, conceituá-la é muito difícil, pois se trata de algo que não podemos ver ou pegar. Em Física, ela pode ser definida como a capacidade de realizar trabalho.
Podemos encontrar vários tipos de energia: energia potencial elétrica, energia potencial elástica, energia química, energia cinética, entre outras. Nenhuma dessas formas pode ser criada nem destruída, apenas transformada. Essa é a base para um dos mais importantes princípios da Física, que diz o seguinte:
A energia não pode ser criada nem destruída, apenas pode ser transformada de um tipo em outro.”
Um exemplo que determina a veracidade desse princípio é a transformação da energia oferecida pelos alimentos que ingerimos em energia cinética, quando nos movimentamos. A unidade de medida no Sistema Internacional para a energia é o Joule, representada pela letra J, em homenagem a James Prescott Joule, um importante cientista que fez várias descobertas sobre a natureza do calor e sobre a realização do trabalho mecânico.
Energia cinética
Quando um corpo de massa m está se movendo a uma velocidade v, ele possui energia cinética Ec, que é dada por:
Fórmula da Energia Cinética
De acordo com a equação acima, vemos que a energia cinética depende da velocidade e da massa de um corpo, portanto, essa forma de energia só está presente em objetos que estão em movimento. Se a velocidade for nula, o produto mv2 = 0, o corpo não apresenta energia cinética. Outra observação que pode ser feita é que os valores da energia cinética são sempre positivos, pois a massa m sempre é positiva e, como a velocidade v está elevada ao quadrado, sempre terá como resultado um valor positivo.
Relação entre trabalho e energia cinética
Supondo que um corpo esteja em movimento e passe pelo ponto A, nesse momento, ele possui energia cinética ECA. Considere que uma força é exercida sobre esse corpo e sua velocidade seja alterada, de forma que ele passe por um ponto B com energia ECB. Quando essa força F é aplicada sobre o objeto, ela realiza trabalho TAB, que corresponde à variação da energia cinética entre os dois pontos. Veja a figura:
O trabalho total realizado sobre um corpo é igual à variação da energia cinética
O trabalho total realizado sobre um corpo é igual à variação da energia cinética
Dessa forma, o trabalho TAB é dado pela equação:
TAB = ECB - ECA
Essa lei também é chamada de teorema do Trabalho – Energia Cinética e pode ser enunciada da seguinte forma:
“O trabalho total realizado sobre um corpo que se desloca entre os pontos A e B é igual à variação da energia cinética entre esses dois pontos.”