quarta-feira, 6 de julho de 2011

Mande seu filho para o acampamento Confira oito opções para as crianças e adolescentes gastarem energia durante as férias escolares

Mande seu filho para o acampamento Confira oito opções para as crianças e adolescentes gastarem energia durante as férias escolares




Camila Sayuri, iG São Paulo



Se antes bastavam gincanas como caça ao tesouro ou polícia e ladrão para entreter a criançada, hoje é preciso uma completa infraestrutura de lazer para atrair os jovens. Daí os acampamentos mais disputados ficarem longe da velha fórmula de montar barraca e fazer fogueira. Parede de escalada, circuitos de arvorismo, tirolesa e discoteca são apenas algumas das atividades que se pode encontrar nas colônias de férias.





Divulgação



Acampamento Peraltas conta com atividades com muita adrenalina



Além de entreter, os acampamentos modernos oferecem atividades educativas de forma lúdica. Dá para praticar inglês, treinar futebol e até ter aulas de educação financeira, como oferece o The Money Camp.



Com uma ampla variedade de opções, escolher o melhor para seu filho pode ser tarefa difícil. Segundo Marília Rabello, presidente da Associação Brasileira de Acampamentos Educativos (ABAE), os filhos podem participar da escolha do local. “Todos os acampamentos têm como filosofia proporcionar férias saudáveis e oferecem um pouquinho de cada coisa. Por isso, vale a pena mostrar as atrações para as crianças e deixá-las optar”, afirma Marília. “Elas sabem o que querem”, completa.





Divulgação



Ninguém permanece limpinho no Acampamento NR



Aos pais cabe certificar-se da segurança que o local oferece aos filhos. “O responsável deve se certificar de que as atividades oferecidas interessam a seu filho, se existe uma divisão de idades na hora das atividades, se o local tem referências. Se possível, vale a pena conhecer o espaço antes”, diz a presidente da ABAE.



Confira nossa seleção de acampamentos de férias para as crianças. Clique em cada um para saber mais detalhes sobre o programa, as datas, a faixa etária ideal e o preço.



- Corinthians Training – Bragança Paulista, SP



- English Camp – Itapetininga, SP



- Paiol Grande – São Bento do Sapucaí, SP



- Peraltas - Brotas, São Paulo



- The Money Camp – Atibaia, SP



- Rancho Santa Mônica – Cachoeiras de Macacu, RJ



- NR - Sapucaí Mirim, MG



- Quinta da Estância Grande – Viamão, RS









› Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


http://turismo.ig.com.br/destinos_nacionais/2011/06/30/mande+seu+filho+para+o+acampamento++10450434.html

Você já conhece o trabalho do PROFCLAYTON? Professor e palestrante na área motivacional?

Você já conhece o trabalho do PROFCLAYTON? Professor e palestrante na área motivacional?


Então acesse: www.blogdoprofclayton.blogspot.com ou youtube: theclaytonsantos, ou siga o professor no twitter@pobreanimal (no protesto ao abandono de animais).

Publicidade iGÚltimo Segundo Economia Esporte TV iG Gente Delas ASSINE Vendas 0800 644 1331 Acesso Internet Suporte Antivírus SAC enhanced by Google Home Amor e Sexo Beleza Comportamento Saúde da Mulher Filhos Noivas Casa Horóscopo Colunistas Bem-Estar Comida Moda Gravidez Semana a Semana O que pode e o que não pode na gravidez Guia do Bebê Educação dos filhos Home iG › Delas › Filhos Temas do momento: Cabelos • Luxo • Maquiagem Todas as notícias Frequência pré-escolar dos filhos afeta carreira das mães

Publicidade iGÚltimo Segundo Economia Esporte TV iG Gente Delas ASSINE Vendas 0800 644 1331 Acesso Internet Suporte Antivírus SAC enhanced by Google Home Amor e Sexo Beleza Comportamento Saúde da Mulher Filhos Noivas Casa Horóscopo Colunistas Bem-Estar Comida Moda Gravidez Semana a Semana O que pode e o que não pode na gravidez Guia do Bebê Educação dos filhos Home iG › Delas › Filhos Temas do momento: Cabelos • Luxo • Maquiagem Todas as notícias Frequência pré-escolar dos filhos afeta carreira das mães


Quando crianças frequentam a pré-escola, suas mães têm uma participação 28% maior no mercado de trabalho

Agência USP*
06/07/2011 09:41

Notícia anterior Comemore o aniversário das crianças com criatividadePróxima notícia Frequência pré-escolar dos filhos afeta carreira das mãesTexto: enviar por e-mail Frequência pré-escolar dos filhos afeta carreira das mãesQuando crianças frequentam a pré-escola, suas mães têm uma participação 28% maior no mercado de trabalho Seu nome * Seu e-mail * E-mail do destinatário(Para mais endereços, separe-os com vírgulas) * Mensagem

* campos são obrigatórios



corrigir Frequência pré-escolar dos filhos afeta carreira das mãesQuando crianças frequentam a pré-escola, suas mães têm uma participação 28% maior no mercado de trabalho Seu nome* Seu e-mail* Mensagem

* campos obrigatórios





Foto: Getty Images Ampliar

Mães trabalham 19 horas a mais por semana quando os filhos frequentam pré-escola

“As mães só voltam a trabalhar quando colocam a criança na escola, ou quando alguém pode tomar conta do filho”, conta Jaqueline Severino da Costa, autora da tese de doutorado Impacto da frequência pré-escolar dos filhos sobre o trabalho das mães, defendida na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), em Piracicaba, em fevereiro de 2011. O trabalho foi orientado pela professpra Ana Lucia Kassouf.



Para avaliar o efeito da frequência dos filhos sobre o trabalho das mães, Jaqueline estudou dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) entre 2002 e 2008, por meio de uma análise instrumental econométrica de regressão descontínua. Essa análise aproxima os dados estudados, que são particulares de cada amostra, de serem genéricos e faz com que possam ser utilizados para a criação de estimativas, por exemplo. Ela buscou dados de famílias com filhos na faixa etária dos cinco anos.



Leia também:

- Casa de avó também é lugar de educar

- Pais influenciam comportamento sexual das filhas

- Livro polêmico sobre educação dos filhos chega ao Brasil







A pesquisadora constatou que a frequência pré-escolar dos filhos aumenta em aproximadamente 28% a participação das mães no mercado de trabalho. Além disso, a jornada de trabalho sobe em 19 horas semanais. São quase quatro horas diárias a mais. Porém, o aumento da jornada não reflete em aumento salarial. “A escolaridade das mães pode ter um peso maior sobre os salários, inibindo a influência de outros fatores, como a jornada de trabalho”, afirma Jaqueline.



Outra constatação do estudo é a de que a data de nascimento da criança interfere na sua frequência pré-escolar. Crianças com cinco anos completos antes do dia 1° de março podem frequentar a pré-escola. Porém, aquelas que completam tal idade após essa data acabam entrando em um nível inferior. Sendo assim, essas crianças teriam 3% menos chances de frequentar a pré-escola. “Parece um valor pequeno, mas na realidade não é. E essas crianças não frequentam a pré-escola apenas por não terem nascido na data estabelecida pelo governo”, lamenta a pesquisadora.





Veja também:

Saiba como contratar uma babá com segurança

Com quem o bebê vai ficar?

Caçulas

Jaqueline ainda afirma que os impactos são diferentes dependendo da condição de caçula ou não da criança de cinco anos. Ela dividiu as famílias em dois grupos: o primeiro é formado por famílias cujo filho caçula é a criança de cinco anos e o segundo é composto por aquelas em que a criança dessa idade possua irmãos mais novos. Segundo ela, no primeiro grupo, a frequência pré-escolar da criança tem maior impacto no trabalho da mãe. Porém, no segundo grupo, o impacto é menor. “Isso acontece porque nestes casos, mesmo que a criança de cinco anos frequente a pré-escola, existem filhos mais novos para serem cuidados”, explica. Assim, é possível afirmar que, geralmente, é o caçula que tem maior impacto na vida profissional da mãe.



A idade das mães também afeta sua vida profissional. Mães mais velhas tendem a colocar logo os filhos na pré-escola e, consequentemente, a participar mais do mercado. Isso por já terem maior experiência e carreira melhor consolidada.



Uma maior frequência pré-escolar de crianças ajudaria a capacitação de pessoas para contribuição social e econômica do País. “Deve-se investir nisso pois os benefícios são de curto prazo, como a geração de empregos diretos em creches e escolas, e de longo prazo, com o melhor desenvolvimento da capacidade cognitiva das crianças e a participação feminina no mercado de trabalho”, afirma a pesquisadora.



Outros trabalhos

Questionada sobre outros trabalhos na área, Jaqueline conta que existem outros estudos. “O que me despertou curiosidade sobre o assunto foi a leitura de dois textos do economista argentino Samuel Berlinski, que estuda a educação, entre outras coisas”, explica. No Brasil, cita o trabalho de Ricardo Paes de Barros, que acompanha famílias no Rio de Janeiro e estuda o mesmo assunto tratado por ela. “Para fazer isso é preciso ter recursos. Infelizmente eu não tenho como fazer um trabalho de campo acompanhando famílias como ele faz”, afirma a pesquisadora, destacando que os resultados encontrados por Barros são semelhantes aos que ela encontrou na sua pesquisa.



* Reportagem de Victor Francisco Ferreira


http://delas.ig.com.br/filhos/frequencia+preescolar+dos+filhos+afeta+carreira+das+maes/n1597065359708.html

O menor mamífero terrestre do mundo

O menor mamífero terrestre do mundo


Ele é solitário e agressivo, se exposto à luz por muito tempo, pode morrer.

então acesse:
 
http://www.canalazultv.com.br/redeambiente/novidade.asp?id_CON=269

Pneumonia leva 1 mulher ao hospital a cada dois minutos

Pneumonia leva 1 mulher ao hospital a cada dois minutos


Doença é líder de internação entre elas e pode ser ainda mais grave em obesas

Fernanda Aranda, iG São Paulo
06/07/2011 07:10

Notícia anterior Fertilização após os 35 anos aumenta risco de síndrome de downPróxima notícia Falta de higiene bucal pode afetar fertilidade, diz estudoTexto: enviar por e-mail Pneumonia leva 1 mulher ao hospital a cada dois minutosDoença é líder de internação entre elas e pode ser ainda mais grave em obesas Seu nome * Seu e-mail * E-mail do destinatário(Para mais endereços, separe-os com vírgulas) * Mensagem

* campos são obrigatórios



corrigir Pneumonia leva 1 mulher ao hospital a cada dois minutosDoença é líder de internação entre elas e pode ser ainda mais grave em obesas Seu nome* Seu e-mail* Mensagem

* campos obrigatórios





Foto: Getty Images Ampliar

Pneumonia é líder de internações em mulheres e leva uma paciente ao hospital a cada dois minutos

A atriz Cléo Pires, a apresentadora Sabrina Sato, a cantora Wanessa, a modelo Mariana Wrickert e a presidenta Dilma. O que parece a lista de uma festa VIP, na verdade, trata-se só de algumas mulheres que precisaram ser internadas por causa da pneumonia.



A doença é líder entre os motivos de hospitalização do público feminino – sem contar o parto - e, só nos primeiros meses do ano (entre janeiro e abril), foi responsável por 110.892 registros em hospitais de todo País.



A matemática evidencia o tamanho do problema provocado por esta doença respiratória, já que as contas feitas com base no banco de dados do Ministério da Saúde indicam que uma mulher foi internada a cada dois minutos. Tudo isso durante o verão nacional, quando se sabe que os casos tendem a aumentar em 30% agora, com a chegada do inverno.



Saiba tudo sobre a pneumonia



"O ar que nós respiramos está cada vez mais poluído e isto agrava doenças como pneumonia, rinite, bronquite e todas as outras", explica o pneumologista do Hospital do Coração de São Paulo (HCor), Carlos Carvalho. "No inverno a situação complica porque o ar fica mais seco, aumenta a concentração de poluentes e as temperaturas mais frias também danificam mais a proteção das vias respiratórias."



Eles&elas



Não há nenhuma evidência de que a pneumonia é mais grave nas mulheres do que nos homens. Os especialistas já sabem que os obesos e as obesas correm mais risco caso infectados, porque têm o sistema imunológico mais frágil, acumulam mais secreção e ainda sofrem mais de refluxo, que também agrava a pneumonia.



Além deles, o sistema imunológico durante a gravidez também pode ficar comprometido e favorecer as infecções das vias respiratórias.





Leia mais sobre doenças respiratórias

Você sabe o que é a gripe?

Mitos e verdades da pneumonia

Tudo sobre doença pulmonar

Infecções respiratórias matam 4,25 milhões por ano, diz estudo

Esta foi uma das explicações para o governo federal ter incluído, este ano, as gestantes no público que pode receber a vacina gratuita contra a gripe, reforçada por doses que também combatem a bactéria pneumococo, uma das responsáveis pela pneumonia.



Os especialistas reforçam, no entanto, que gripe não é a mesma coisa que pneumonia, já que a primeira é causada por vírus e a segunda por bactérias. “Mas quando estamos gripados, é comum acumular secreções, além da baixa na imunidade, duas condições que favorecem as bactérias e a pneumonia”, explica o presidente da Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Rio de Janeiro, Bernardo Maranhão.



“Os sintomas destas duas doenças são parecidos, mas o alerta é que se a febre e a tosse tiverem duração superior a 5 dias, já são indícios de pneumonia. O médico deve ser procurado imediatamente”, diz o presidente.



Remédio natural



A vantagem para o público feminino é que pesquisadores do Japão descobriram uma fórmula natural que ajuda no combate à pneumonia. Segundo estudo publicado em American Journal of Clinical Nutriotion, tomar cinco xícaras de chá verde por dia reduz em 41% o risco de contaminação da doença respiratória.



O efeito só foi registrado em mulheres (foram 43 mil pesquisadas), não em homens, e os cientistas não conseguiram responder porque esta diferença aconteceu. Uma das hipóteses é que os hormônios delas podem reagir melhor às substâncias do chá verde e assim ampliar as proteções naturais dos organismos das pacientes.


http://delas.ig.com.br/saudedamulher/pneumonia+leva+1+mulher+ao+hospital+a+cada+dois+minutos/n1597051070638.html

Último dia de matrícula para selecionados para bolsas do Prouni

Último dia de matrícula para selecionados para bolsas do Prouni


Segunda chamada para preencher vagas em faculdades particulares será divulgada no dia 12 de julho

iG São Paulo
06/07/2011 12:49

Notícia anterior Aprovados na 2ª chamada do Sisu devem se matricular até hojePróxima notícia Último dia de matrícula para selecionados para bolsas do ProuniTexto: enviar por e-mail Último dia de matrícula para selecionados para bolsas do ProuniSegunda chamada para preencher vagas em faculdades particulares será divulgada no dia 12 de julho Seu nome * Seu e-mail * E-mail do destinatário(Para mais endereços, separe-os com vírgulas) * Mensagem

* campos são obrigatórios



corrigir Último dia de matrícula para selecionados para bolsas do ProuniSegunda chamada para preencher vagas em faculdades particulares será divulgada no dia 12 de julho Seu nome* Seu e-mail* Mensagem

* campos obrigatórios



Os candidatos pré-selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) têm até esta quarta-feira, 6, para apresentar a documentação e fazer a matrícula nas instituições particulares de educação superior indicadas na inscrição. A segunda chamada será divulgada na terça-feira, 12, com prazo de apresentação dos documentos e matrícula até o dia 19 de julho.



A terceira e última chamada está prevista para o dia 25 de julho, com prazo até o dia 29 para a matrícula.





Leia também

MEC muda critério para que faculdades recebam isenção do Prouni

Tudo sobre o Enem 2011 e edições anteriores

Ao fim das três chamadas, os candidatos excluídos da pré-seleção ou pré-selecionados em cursos sem formação de turma podem manifestar interesse em entrar na lista de espera. O prazo para manifestação de interesse vai de 6 a 8 de agosto. A lista será usada pelas instituições de ensino participantes do programa para a oferta das bolsas ainda existentes.



Em cinco dias, o Prouni registrou a inscrição de 460.745 candidatos a 92.107 bolsas de estudos para este segundo semestre. O total de inscritos supera a marca do processo do segundo semestre de 2009, de 380.935 candidatos. Criado em 2004, o Prouni oferece a estudantes de baixa renda bolsas de estudos em instituições de educação superior particulares em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/ultimo+dia+de+matricula+para+selecionados+para+bolsas+do+prouni/n1597066681864.html