sábado, 30 de março de 2013

O que é sped contabil

A Escrituração Contábil Digital (ECD) é parte integrante do projeto SPED e tem por objetivo a substituição da escrituração em papel pela escrituração transmitida via arquivo, ou seja, corresponde à obrigação de transmitir, em versão digital, os seguintes livros:
I - livro Diário e seus auxiliares, se houver;
II - livro Razão e seus auxiliares, se houver;
III - livro Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamento comprobatórias dos assentamentos neles transcritos.
Segundo a Instrução Normativa RFB nº 787/07, estão obrigadas a adotar a ECD:
I - em relação aos fatos contábeis ocorridos a partir de 1º de janeiro de 2008, as sociedades empresárias sujeitas a acompanhamento econômico-tributário diferenciado, nos termos da Portaria RFB nº 11.211, de 7 de novembro de 2007, e sujeitas à tributação do Imposto de Renda com base no Lucro Real.
II - em relação aos fatos contábeis ocorridos a partir de 1º de janeiro de 2009, as demais sociedades empresárias sujeitas à tributação do Imposto de Renda com base no Lucro Real.
Portanto, a partir do ano-calendário 2009, estão obrigadas ao Sped Contábil todas as sociedades empresárias tributadas pelo lucro real.
Para as outras sociedades empresárias a ECD é facultativa.
As sociedades simples e as microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional estão dispensadas desta obrigação.
As regras de obrigatoriedade não levam em consideração se a sociedade empresária teve ou não movimento no período. Sem movimento não quer dizer sem fato contábil. Normalmente ocorrem eventos como depreciação, incidência de tributos, pagamento de aluguel, pagamento do contador, pagamento de luz, custo com o cumprimento de obrigações acessórias (como apresentação de DCTF e DIPJ), entre outras.


http://www1.receita.fazenda.gov.br/sistemas/sped-contabil/o-que-e.htm

O que é escrita fiscal

Escrita Fiscal

O departamento Escrita Fiscal é responsável pela conferências das notas fiscais e pela escrituração dos livros fiscais, além da apuração dos impostos incidentes sobre o faturamento da empresa, bem como a entrega das obrigações acessórias relativas a legislação fiscal do ICMS, IPI e ISS.
São elaborados:
  • Registro de Notas Fiscais de Entradas, Saídas e Prestações de Serviços;
  • Apuração de Impostos e Taxas – ICMS, IPI, ISS, PIS, COFINS;
  • Emissão de Guias de Recolhimento;
  • Obrigações Acessórias – GIA, GIS, DES, DACON, DIF, SINTEGRA;
  • Assessoria no Preenchimento de Notas Fiscais;
  • Suporte no Atendimento às Fiscalizações

O que é uma auditoria contabil

Quem quer montar uma empresa sempre se depara com inúmeros termos específicos da contabilidade que podem ser simples, mas apresentam-se primeiramente como bichos de sete cabeças. Não se assuste, o assunto hoje é auditoria e preparamos um post para você entender direitinho o que é auditoria contábil.
A auditoria contábil é ramo da contabilidade que tem a função de verificar a precisão dos registros contábeis com a finalidade de combater a fraudes e prevenir irregularidades dentro de uma empresa. Ela fornece informações seguras e transparentes e possibilita a identificação de falhas no controle interno e no sistema financeiro da empresa.
Esta auditoria pode ser realizada em qualquer empresa , de qualquer tamanho, com ou sem fins lucrativos.. Ela examina a exatidão dos registros tendo como foco diversos aspectos da empresa tais como o administrativo, patrimonial, fiscal, técnico, financeiro, econômica e ético. O relatório de auditoria deverá possibilitar a identificação dos problemas observados, as consequências e possíveis recomendações para a correção.
Se valer de uma auditoria possibilita a fiscalização quanto à eficiência dos controles internos da empresa, assegurando maior correção dos registros contábeis ,dificultando possíveis desvios de bens patrimoniais e opinando sobre a adequação das demonstrações contábeis obtendo assim maiores informações sobre a situação econômica real da empresa para todos os donos, incluindo sócios e acionistas.
O que é passível de auditar na empresa é seu balanço patrimonial, resultados do Exercício e a demonstração do fluxo de caixa .
Para um bom trabalho de auditoria é preciso que a empresa auditada acompanhe o serviço de perto e sempre disponibilize seus dados para análise. Ao auditor cabe total independência e imparcialidade de analise durante todo o processo demonstrando os dados de forma clara e objetiva baseando-se nas normas brasileiras da contabilidade.
Esperamos que você tenha entendido o que é auditoria contábil até aqui. Qualquer dúvida é só deixar nos nossos nosso comentários. Até a próxima!

Vestibulinho na ETC Martin Luther king Tatuape SP para o 2 Semestre de 2013.

Divulguem !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Foto