domingo, 21 de outubro de 2012

Empresa Familiar

São Paulo – Grande parte dos negócios no Brasil e no mundo começa em família. Entre os negócios de pequeno porte, as famílias empreendedoras representam 85% das empresas, segundo dados do Sebrae. Um estudo da consultoria McKinsey indica que as empresas familiares podem ter rentabilidade 3% maior do que a média.
Para Joseph Astrachan, professor da universidade americana Kennesaw State University e especialista em negócios em família, o segredo do sucesso dessas empresas está na comunicação. “É a coisa mais importante porque permite que as pessoas possam coordenar, prevenir e resolver problemas”, explica.
Em suas pesquisas, o especialista diz que há sempre um fator que se repete. “Eu tenho feito pesquisas sobre dezenas de tópicos, desde empresas familiares listadas em bolsa às relações pai e filho. A única coisa que eu encontro de novo e de novo é que as famílias que investem em educação, têm uma comunicação aberta e honesta e se preocupam com o futuro são felizes e bem sucedidas”, diz.
Em entrevista a EXAME.com, Astrachan falou sobre como resolver conflitos, o impasse da sucessão e a importância da governança mesmo nas pequenas empresas.
EXAME.com - Envolver a família em negócios mais ajuda ou atrapalha?

Joseph Astrachan - Ser uma empresa familiar é bom para famílias saudáveis. Esses negócios geralmente têm melhores resultados e algumas das famílias mais antigas do mundo usam os negócios para manter os familiares juntos e desenvolver responsabilidade e produtividade. Mas, quando a família tem conflitos profundos, ter um negócio pode criar grandes problemas tanto na empresa quanto na família.
EXAME.com - Quais os principais conflitos nesses negócios?
Astrachan - Os principais conflitos são de relacionamento, aqueles típicos da vida em família, como a relação entre irmãos ou pais e filhos. Esses atritos se tornam ainda maiores quando coincidem com conflitos relacionados aos negócios, como quem é capaz de trabalhar na empresa, compensações, sucessões e distribuição de dividendos.