quinta-feira, 14 de abril de 2011

diferenças entre psicologo e psiquiatra

O termo “psi” é bastante usado pelas pessoas, especialmente quando se trata de profissionais indicados por esse termo, como psicólogo, psiquiatra e outros. Mas, muitas vezes as pessoas se referem a esses termos sem saber o verdadeiro significado ou os confudem. Então para solucionar eventuais dúvidas vamos verificar a diferença entre um psicólogo e um psiquiatra.
O primeiro tem sua formação superior em psicologia, que é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais. O curso de psicologia tem duração de 4 anos, mas é necessário mais um ano para que o estudante possa obter o titulo de psicólogo. No decorrer do curso o estudante necessita completar a teoria com estágios supervisionados, que o faz aprender a profissão na pratica. A função de um psicólogo é orientar e ajudar pacientes com probelmas mentais, emocionais ou de personalidade, obtendo assim um diagnóstico para prevenir e tratar eventuais distúrbios emoionais e de personalidade, auxiliando a pessoa na busca de seu autoconhecimento.
Já um psiquiatra é o profissional da medicina que opta pela especialização em psiquiatria, a qual dura em média de 2 a 3 anos. Esta inclue estudos em neurologia, psicofarmacologia e treinamento específico para cada caso. O profissional em psiquiatria é apto a prescrever medicamentos, o que não acontece com um psicólogo.
Em casos mais extremos o psiquiatra é que deve ser consultado no lugar do psicólogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe que pequenos trechos negativos da vida a atrapalhem toda sua felicidade.