terça-feira, 26 de abril de 2011

empreendedorismo

Brasileiros investem cada vez mais no empreendedorismo


Para cada empresário que abre um negócio por necessidade, existem dois interessados na oportunidade do mercado

Bruna Bessi, iG São Paulo
26/04/2011 15:00

A+ A- Compartilhar: Entre a identificação de uma boa oportunidade de negócios ou a necessidade de aumentar o capital – dois dos principais motivos que levam ao empreendedorismo – muitos brasileiros que abrem uma empresa já se espelham na primeira opção. A pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM 2010), elaborada pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP) em parceria com o Sebrae, mostra que, atualmente, para cada empreendedor por necessidade no Brasil, existem dois por oportunidade. Esse índice, que é o maior alcançado pelo País desde 2000, quando foi inserido na pesquisa, reflete um aumento da capacidade empreendedora do brasileiro.





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Apesar de a proporção ainda ser praticamente igual à média dos 60 países entrevistados (que é de 2,2), o Brasil já apresenta sinais de impulso ao empreendedorismo. “Os bons resultados podem ser atribuídos à geração de emprego, ao bom momento econômico, ao aumento da escolaridade e à estabilidade econômica do País”, afirma Luiz Barreto, presidente do Sebrae.



Em 2002, para cada empreendedor brasileiro por necessidade havia 0,7 por oportunidade. A relação se inverteu em 2003, mas somente em 2010 o País passou a ter mais de dois empreendedores por oportunidade. Em 2009, a relação foi de 1,6. Nos países desenvolvidos, porém, a razão é bastante superior. Nos Estados Unidos, por exemplo, a relação é de 2,4, e na Islândia sobe para 11,2. “O empresário que abre um negócio motivado pela oportunidade tem muito mais chances de se formalizar e dar certo”, diz Eduardo Righi, diretor executivo do Instituto.



O estudo do IBQP também mostrou qual a área de atuação mais procurada pelos empresários que entram no negócio motivados pela oportunidade. De cada 100 empresários nesta situação, 25% se tornam varejistas. As outras áreas mais demandadas são as de alimentação e hospedagem (15%), as atividades imobiliárias (13%) e a indústria de transformação (10%).



Desafio à vista



Um dos grandes impasses ao desenvolvimento das MPEs é a inovação. Mesmo identificando boas oportunidades no mercado, segundo a pesquisa, apenas 16,8% dos empreendedores brasileiros consideram o produto ou serviço que oferecem novo para os consumidores. O país que atingiu melhores resultados nesse quesito foi o Chile - com 52,59% – que prioriza o aumento de sua industrialização. “Investir em novos produtos e serviços é fundamental para que as empresas aumentem sua competitividade. Muitas vezes, até a melhora da gestão já facilita o negócio”, diz Barreto.

http://economia.ig.com.br/financas/seunegocio/brasileiros+investem+cada+vez+mais+no+empreendedorismo/n1300100341411.html

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