segunda-feira, 11 de abril de 2011

teste de inteligencia emocional

Teste de Inteligência Emocional
Baseado num teste de D. Martin e K. Boeck, adaptado para a população portuguesa por Augusto Fernandes (I.S.G.B. e Universidade Moderna)


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Ao submeter as suas respostas para cotação deverá incluír obrigatoriamente « os seguintes dados:

Nome;
Idade;
Sexo;
Profissão;
Habilitações académicas;
Endereço de email.

Breve resumo da nossa política de privacidade - Todos os dados pessoais sensíveis (nome, endereço postal, telefone e endereço de e-mail) fornecidos no âmbito de envio de respostas a qualquer destes testes e/ou concursos não serão, EM CASO ALGUM, fornecidos a terceiros nem utilizados para o envio de qualquer mensagem publicitária não desejada. Os únicos dados a serem utilizados e fornecidos para efeitos de análise serão: Idade, sexo, profissão, habilitações académicas. Nenhum destes dados será arquivado no servidor WEB que aloja este site. A idade mínima de participação é de 16 anos (mais detalhes).

Este teste destina-se a avaliar de forma global a sua Inteligência Emocional e ajudá-lo-á a compreender melhor as dimensões em que a mesma se organiza. Os itens seguintes representam amostras do comportamento humano.

Escolha a alínea que se aproxima mais da sua forma de agir, pensar ou sentir e assinale-a.


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Nome:
(obrigatório) «
Idade: (obrigatório, maior que 16) «

Sexo:
(obrigatório, M ou F) «


Profissão:
(obrigatório) «

Hab. Académicas
Ensino Básico Ensino Secundário 12 ano Freq. Universitária Bacharelato Licenciatura Mestrado ou Pós-Graduação Doutoramento (obrigatório, escolher da lista) «
Email (obrigatório) «
Teste de Q.I. (facultativo, se alguma vez fez um teste de Q.I., que resultado obteve ?)



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1) Está sentado num avião sacudido por fortes turbulências. Como se comporta?

Lê tranquilamente um livro sem dar grande importância às turbulências.
Calcula a gravidade da situação, observando a azáfama à sua volta e certifica-se se tem um colete de salva-vidas no seu lugar.
Apresenta um comportamento semelhante ao descrito nos dois itens anteriores.
Desatento. Nunca se apercebe deste tipo de situações.

2) Foi a um parque com a sua filha e com outras crianças da pré-primária. Logo de seguida, uma das crianças começa a chorar porque os outros não querem brincar com ela. Como reage a esta situação?

Mantém-se à margem deste problema. As crianças que resolvam os seus conflitos.
Procura uma maneira de convencer as outras crianças para que brinquem com a que está a chorar.
Diz à criança, com amabilidade, para não chorar.
Procura distrair com um brinquedo a criança que chora.

3) Desistiu a meio de um exame, onde tinha previsto obter uma boa classificação. Como reage?

Estabelece um plano de trabalho para ter uma boa nota no exame seguinte.
Propõe, a si próprio, esforçar-se mais no futuro.
Afirma que a nota nesta disciplina não é muito importante e concentra-se em outras cadeiras, nas quais tenha obtido melhores classificações.
Fala com o professor(a) e pede-lhe para fazer um exame oral.

4) Trabalha em vendas pelo telefone. Os 15 clientes com quem contactou recusaram a sua chamada. Pouco a pouco vai desanimando. Como se comporta?

Deixa o trabalho por hoje e espera ter mais sorte amanhã.
Fica a pensar - Qual seria a causa de não ter tido êxito?
Na chamada seguinte tenta empregar uma nova táctica e, diz a si próprio, que não deve render-se com facilidade.
Interroga-se se este será o trabalho adequado para si.

5) Procura tranquilizar uma amiga que está muito alterada, depois do condutor de outro carro ter invadido perigosamente a faixa onde circulava, sem respeitar as distâncias. Como se comporta?

Diz-lhe: "Anima-te, afinal não aconteceu nada de grave."
Coloca a cassete preferida da sua amiga no leitor do carro, para distraí-la.
Alia-se às suas expressões de indignação, para mostrar a sua solidariedade.
Conta-lhe que há pouco tempo, numa situação semelhante, reagiu de forma igual mas rapidamente se apercebeu que o outro carro era uma ambulância.

6) Uma discussão entre você e o seu companheiro(a) foi subindo de tom. Ambos estão muito alterados e atacam-se um ao outro com recriminações que não vêm a propósito. O que deve fazer?

Propor uma pausa de 20 minutos e depois reiniciar a discussão.
Deixar de discutir e, de seguida, não dizer absolutamente mais nada.
Dizer que lamenta o que está a acontecer e solicita ao seu companheiro para que este peça desculpa também.
Recuperar o controlo e reflectir durante alguns momentos, de modo a poder expor o seu ponto de vista, com a clareza possível naquelas circunstâncias.

7) O seu filho de 3 anos é muito tímido e desde sempre reage de forma temerosa às pessoas e aos lugares desconhecidos. Como deverá comportar-se você nestas circunstâncias?

Aceita com naturalidade que o seu filho seja tímido e pensa como poderá protegê-lo de situações que o afectem.
Consulta um psicólogo infantil.
Enfrenta com o seu filho o maior número de situações desconhecidas, para o ajudar a superar esses medos.
Facilita ao seu filho experiências que o ajudem a ir saindo do seu retraímento.

8) Em criança aprendeu a tocar piano, mas durante muitos anos não voltou a fazê-lo. Agora quer voltar a praticar este tipo de instrumento. Qual a forma mais rápida para obter bons resultados?

Praticar, cada dia, a uma hora determinada.
Escolher peças que exijam um desafio, mas que seja possível aprender.
Praticar somente quando, na verdade, tiver desejo de fazê-lo.
Escolher peças muito difíceis, que só poderá aprender com um esforço correspondente.

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