domingo, 2 de junho de 2013

Marketing

O Pinterest surgiu no mercado de mídias sociais com uma proposta que foge do convencional, propondo exclusivamente o compartilhamento de fotos. O projeto se baseou a um "quadro de inspirações" onde os usuários podem "pendurar" suas imagens preferidas, compartilhar e gerenciar imagens temáticas, como de jogos, de hobbies, de roupas, de perfumes, etc.





O Pinterest também é integrado ao Twitter e facebook, as duas mais relevantes e populares mídias sociais na atualidade, facilitando assim que o usuário possa compartilhar suas imagens, recompartilhar as de outros utilizadores e colocá-las em suas coleções ou quadros (boards), além de poder comentar e realizar outras ações disponibilizadas pelo site.



Em janeiro de 2012, a comScore informou que o site obteve um total de 11,7 milhões de usuários únicos, tornando-se o mais rápido site da história a quebrar a marca de mais de 10 milhões de visitas únicas. 



A maioria dos usuários do site são do sexo feminino,  87% do Pinterest é composto pelo sexo feminino, sendo 97% dos likes do Facebook realizados por mulheres. De acordo com Curt Finch do Mashable, a natureza intrínseca do Pinterest é conversar com as mulheres. Pode-se argumentar que a magia do Pinterest, atingiu o gosto feminino como nenhuma rede conseguiu até hoje.







Gráfico: MDGadvertising

       

Como já falamos, a premissa Pinterest é simples: usuários compartilham fotos na internet que são postadas em um “muro” virtual. Para usar esta rede, os usuários tem que baixar uma barra de ferramentas que permite compartilhar imagens de qualquer site. As fotos selecionadas serão exibidas no perfil do usuário e seus seguidores na rede social podem exibir as suas coleções de fotografias e compartilhá-las, por sua vez com outros usuários da Internet.

   

     

OPORTUNIDADES GERADAS PELO PINTEREST:



A simplicidade de Pinterest esconde muitas oportunidades para o marketing, o pessoal. Citamos aqui algumas delas:

       

1. COMPARTILHAR PRODUTOS


        

A maneira mais óbvia de usar Pinterest a promover uma marca é que compartilhar fotos de seus próprios produtos através desta rede. Desta forma, as marcas podem criar catálogos virtuais de produtos e também mostrar aos clientes potenciais seus itens mais populares.

     

2. ADICIONAR IMAGENS PARA A SEÇÃO PRESENTES


    

Quando você cria uma entrada para adicionar fotos para Pinterest, o usuário pode adicionar uma descrição de preço. Quando você selecionar esta opção, você pode adicionar um link que redireciona os usuários para o site da marca. Imagens adicionadas desta maneira são incluídas automaticamente na seção de presentes, que funciona como um catálogo virtual de ideias para presentes potenciais.

    

3. DESTAQUE SERVIÇOS 


      

Nem todas as marcas vendem produtos, mas Pinterest também é interessante para empresas que oferecem serviços aos seus clientes. A chave é encontrar a maneira mais atraente para representar visualmente esses serviços.

    

4. MAXIMIZAR OS ESFORÇOS DE SEO


    

Quando as marcas postam imagens de seus produtos no Pinterest têm a oportunidade de maximizar sua estratégia de SEO e redirecionar tráfego para seus sites. Isso é importante para escrever descrições que atraem o público-alvo e incentivá-lo a visitar o site da marca. Outra opção é compartilhar coleções de fotos da marca do Pinterest, através de outras redes sociais como Facebook e Twitter.

     

5. INTERAÇÃO COM USUÁRIOS


     

O Pinterest é uma rede social, de modo que as marcas nesta plataforma tem que tomar o cuidado de construir relacionamentos e construir uma comunidade em torno de suas respectivas empresas. Para isso, é essencial interagir com os usuários, dizer obrigado quando eles compartilham imagens de marca, seguir outros usuários, e encorajar o feedback da comunidade.

     



    

COMO USAR O PINTEREST PARA AJUDAR SUA MARCA A CRESCER:



Ok, agora que já sabemos para que serve, vamos descobrir como usar Pinterest para ajudar a sua marca crescer?  O Pinterest tem vários benefícios, mas vamos citar apenas 3 benefícios significativos (no marketing e comunicação):

   

  1. Lançamento de novos produtos promocionais
  2. Criando novas conexões
  3. Procure a inspiração para desenvolver novos projetos

     


PROMOVER NOVOS PRODUTOS


     

É o local ideal para criar um espaço completamente dedicado a uma gama de produtos. Com a criação dos boards, você  publica fotos de alguns produtos específicos ou customizados, desenvolver boards capazes de posicionar-se de forma inequívoca dentro de uma área específica de interesse, será uma primeira entrada positiva para gerar interesse por parte dos usuários.

A frequência no qual você publicar conteúdo vai ter grande impacto sobre as visitas ao seu site. Portanto, quanto mais você postar, mais um está exposto, maior a chance de repin.

    

CRIAR NOVAS CONEXÕES COM PINTEREST


    

Como qualquer outra mídia social, o Pinterest oferece a possibilidade de criar um pequeno perfil na página principal de sua conta. Apresentando brevemente, acrescentando as suas próprias fotos, links para outras contas sociais como Facebook e Twitter, feeds RSS e link para o site, trabalhando de forma consistente, assim irá fornecer um perfil útil, que irá gerar tráfego consistente.

Para aqueles que gerenciam uma marca pessoal, vamos supor que o diretor de arte ou fotógrafo, Pinterest se torna o lugar ideal para carregar seu portfólio com rapidez e garantir a rápida divulgação e exposição.









http://www.gestordemarketing.com/page/como-utilizar-o-pinterest-no-marketing-de-sua-empresa















    

VIRALIZAÇÃO DOS PINS NO TWITTER E FACEBOOK


     

Conteúdos do Pinterest publicados no Facebook e Twitter viralização de forma imediata. Além disso, se você está à procura de inspiração, qualquer que seja seu campo de filiação, o mecanismo do busca do Pinterest é altamente sintonizado para detectar as tendências mais importantes do momento. Talvez postado por seus concorrentes.

      

    

ALGUNS CONSELHOS FINAIS SOBRE COMO TORNAR SUAS POSTAGENS MAIS ATRATIVAS:

  1. Organizar e distribuir as imagens em boards marcadas com tags específicas
  2. Ilustrar seus produtos e serviços
  3. Identifique seu nicho e crie uma referência dentro de um séquito de seguidores postando conteúdo interessante e relevante.
  4. Publique conteúdo exclusivo [e não apenas alguém] para oferecer um valor acrescentado para os seus seguidores.
  5. Procure desenvolver conversas e interações em torno do alcance de seu interesse.

         

   

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