Roteiro para elaborar um briefing
(você tem criatividade sim)
13 de novembro de 2006, 01:15
As
pessoas fecham seus canais criativos com conceitos negativos e acreditam que não
sabem criar. Use este modelo para montar o seu briefing e verá a criatividade
fluir.
Confie
nessa vozinha insistente que diz: "Talvez isso funcione; eu vou tentar" --
DianeMariechild
Muita
gente me diz que não é criativa, só que isso é uma grande falácia. Na verdade,
todo mundo é criativo. Para começar você tem de recriar o seu mundo todos os
dias. E quem sabe recriar pode muito bem criar.
O que
ocorre é que algumas pessoas bloqueiam seus canais criativos com conceitos
negativos, sendo o primeiro deles a crença de que não são criativas!
Pensando
nessas pessoas, elaborei este artigo que apresenta e comenta um modelo de
briefing criativo. É uma abordagem mais racional da criatividade que pode te
ajudar a refazer os seus conceitos sobre criatividade.
Briefing
tem várias traduções possíveis, mas trata-se de um sumário de informações que é
usado em campanhas de marketing. Então use este modelo para criar o seu
documento ou de seu cliente, e em menos de uma hora verá a criatividade
fluindo.
Modelo de briefing de
criativo
Nome da empresa (insira o nome da empresa) Nome do projeto ou campanha (insira o nome da campanha) Data de realização:
Tarefa (o que deve ser realizado
nesta atividade)
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(deixe um espaço aqui)
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(deixe um espaço aqui)
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Objetivos do projeto: (o que você
quer alcançar)
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Objetivos do negócio
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Objetivo desta comunicação
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(deixe um espaço aqui)
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(deixe um espaço aqui)
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Contexto do projeto: (detalhes
relevantes do contexto)
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(deixe um espaço aqui)
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Estratégia
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Público alvo
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Estratégia do projeto: (como vamos motivar nosso publico alvo a agir da
maneira como desejamos?)
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(deixe um espaço aqui)
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. Vantagem competitiva circunstancial: (porque eles iriam considerar o seu produto ou serviço em detrimento de outros?)
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(deixe um espaço aqui)
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. Mensagem chave: (Qual é a promessa ou benefício único mais importante para o cliente? Em 25 palavras ou menos.)
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(deixe um espaço aqui)
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. Suporte: (quais as provas que suportam a mensagem chave?)
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(deixe um espaço aqui)
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. Obrigações: (que elementos devem ser incluídos no trabalho criativo? Isto é, gráficos, logos, parafernália legal, etc)
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(deixe um espaço aqui)
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. Orçamento:
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(deixe um espaço aqui)
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. Datas chave: Data do briefing: Conceitos criativos apresentados pela agência:
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(deixe um espaço aqui)
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. Participaram da elaboração deste documento: (insira aqui os nomes de todos os envolvidos)
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(deixe um espaço aqui)
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. Vantagem competitiva circunstancial: (porque eles iriam considerar o seu produto ou serviço em detrimento de outros?)
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(deixe um espaço aqui)
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. Mensagem chave: (Qual é a promessa ou benefício único mais importante para o cliente? Em 25 palavras ou menos.)
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(deixe um espaço aqui)
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. Suporte: (quais as provas que suportam a mensagem chave?)
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(deixe um espaço aqui)
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. Obrigações: (que elementos devem ser incluídos no trabalho criativo? Isto é, gráficos, logos, parafernália legal, etc)
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. Orçamento:
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(deixe um espaço aqui)
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. Datas chave: Data do briefing: Conceitos criativos apresentados pela agência:
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(deixe um espaço aqui)
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. Participaram da elaboração deste documento: (insira aqui os nomes de todos os envolvidos)
Mãos à obra
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