Administração de Sistemas de Informação
O que são Sistemas de Informação
1. Dado, Informação e conhecimento;
2. Módulo de Comunicação
3. Memória
4. Processador
5. Sistema de Informação (não informatizado)
6. Sistemas de Informação Empresarial
O quê é um Sistema
A teoria geral dos sistemas foi formulada pelo biólogo alemão Ludwig Von Bertalanffy no início
da década de 1930, mas foi publicada apenas em 1968. A partir de sua formulação diversos outros
autores desenvolveram o tema e a Teoria dos Sistemas é hoje uma formulação teórica que atende às
mais diversas ciências.
Veja como ele definiu sistema:
"Um sistema pode ser definido como um complexo de elementos em interação "
Observe as outras definições de sistema a seguir:
“sistema é um conjunto de partes coordenadas, que concorrem para a realização de um
conjunto de objetivos” ;
“sistema é um conjunto de elementos interdependentes, ou um todo organizado, ou partes
que interagem formando um todo unitário e complexo” ;
“sistema é um conjunto de componentes e processos que visam transformar determinadas
entradas em saídas” .
Esses conceitos são bastante abrangentes e podem ser aplicados a inúmeras situações do mundo
real. São úteis e genéricos o bastante para definir sistemas orgânicos, sociais, econômicos, políticos,
matemáticos, físicos e outros.
Assim, pode-se chamar tanto um organismo vivo, como uma fábrica, um modelo matemático ou
um programa de computador de sistema, afinal todos são compostos por diferentes elementos que
interagem entre si e geram algum tipo de resultado.
Esses elementos e a relação que se estabelece entre eles é que determina como o sistema funciona.
Sistema é constituído de dois elementos básicos:
Uma coleção de objetos (físicos);
Uma relação lógica entre eles (lógicos)
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Ex: Sistema Bancário
- Bancos (físicos)
- Regras e leis específicas do setor (lógicos)
Sistema Solar
- Sol e os seus planetas
- Leis gravitacionais (lei de Newton)
Ex: A linha de montagem inventada por Henry Ford era parte de um sistema de
informação.
Sistema de Informação
Sistema de Informação pode ser definido tecnicamente como um conjunto de componentes
inter-relacionados que coleta (ou recupera), processa, armazena e distribui informações
destinadas a apoiar a tomada de decisões, a coordenação e o controle de uma organização.
Além de dar suporte à tomada de decisões, à coordenação e ao controle, esses sistemas
também auxiliam os gerentes e trabalhadores a analisar problemas, visualizar assuntos
complexos e criar novos produtos.
Sistema de Informação é constituído por uma série de emissores e receptores de dados,
conectados por canais de comunicação (elementos físicos); por onde fluem os dados
relacionados com o funcionamento da empresa (elementos lógicos).
Três atividades em um sistema de informação produzem as informações de que as
organizações necessitam para tomar decisões, controlar operações, analisar problemas e
criar novos produtos ou serviços. Essas atividades são a entrada, o processamento e a saída.
A entrada captura ou coleta dados brutos de dentro da organização ou de seu ambiente
externo;
O processamento converte esses dados brutos em uma forma mais significativa;
A saída transfere as informações processadas às pessoas que as utilizarão ou às atividades
em que serão empregadas.
Os sistemas de informação também requerem um feedback, que é a entrada que volta a
determinados membros da organização para ajudá-los a avaliar ou corrigir o estágio de
entrada.
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Dado, Informação e Conhecimento
Dado - Representação convencionada de uma grandeza qualquer. Expresso em unidades
padronizadas, pode ser obtido por observação, medidores ou processo automático. Referese
a algo que é preciso conforme o tipo de medição feita e corresponde diretamente ao
processo em que é coletado. Diante do fato de ser padronizado, é de conversão previsível e
fácil de interpretar; contudo não é capaz de nos informar muita coisa a respeito de um
Dado – Informação - Conhecimento
Dado: Projetos, natureza, início, definidos.
Os dados são armazenados em um arquivo e não têm qualquer significação nem para as
pessoas nem para os computadores.
São uma seqüência de bits (binary digits), obtidos por meio de uma tabela ASCII
“Dado: elemento que representa eventos ocorridos na empresa ou circunstâncias físicas,
antes que tenham sido organizados ou arranjados de maneira que as pessoas possam
entender e usar.” (Rossini & Palmisano)
Informação – podemos afirmar que a informação pode ser composta a partir de um
conjunto de dados relevantes, em virtude de serem apresentados de forma que possamos
compará-los, permitindo que análises sejam feitas. Esta relevância é obtida primeiramente
pela introdução de outros dados de mesmo tipo, o que já insere uma comparação intrínseca,
bem como do fornecimento de outros detalhes, como o ambiente a que se referem os dados,
como foram coletados e de que forma foram convertidos.
Fornecedores Clientes
Agências
Reguladoras
Acionistas Concorrentes
Organização
Ambiente
Entrada Saída
Processar
Classificar
Organizar
Calcular
Feedback
Loudon & Loudon
Funções de um Sistema de Informações
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Informação: “Os projetos são de natureza temporária e tem datas definidas de início e
fim.”
Somente pessoas tem condições de transformar dados em informações por meio de sua
interpretação.
É preciso que os produtos fornecidos pelos Sistemas de Informação, (relatórios, consultas
em tela, etc) explicitem seu significado, caso contrário somente haverá dados inúteis e não
informação.
“Informação: Dado configurado de forma adequada ao entendimento e à utilização pelo ser
humano.” (Rossini & Palmisano)
Conhecimento – pode ser entendido como sendo o conjunto obtido pela informação e o
contexto associado, envolvendo a percepção do ambiente, do sistema em que foi composta
e coletada e como este sistema age, “funciona”.
Conhecimento: um texto sobre características de projetos.
Conhecimento é um conjunto de informações interligadas e logicamente relacionadas. É um
nível mais elevado do que um mero conjunto de informações.
Ex. Teoria da Administração
Tabela de conceito – dados / informação / conhecimento
Dado Informação Conhecimento
Valores das vendas hoje Histórico de vendas do mês,
Histórico das vendas deste mês
e nos últimos anos;
Crescimento do mercado;
Posição dos concorrentes
Estudo de perfil do
consumidor;
Receptividade do consumidor
a novas ofertas e promoções;
Retorno de campanhas
publicitárias;
Estudos de Ciclo de Vida do
produto
Qualidade da Informação
Quais as características que tornariam os produtos de informação valiosos e úteis para
você?
Uma maneira de responder a essa pergunta é examinar as características ou atributos da
qualidade da informação. Informações antiquadas, inexatas ou difíceis de entender não
seriam muito significativas, úteis ou valiosas para os usuários finais. As pessoas desejam
informações de alta qualidade, ou seja, produtos de informação cujas características,
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atributos ou qualidades ajudam a torná-los valiosos para elas. Devemos imaginar a
informação como dotada de três dimensões: tempo, conteúdo e forma.
Dimensão do Tempo
Prontidão
Aceitação
Freqüência
Período
A informação deve ser fornecida quando for necessária
A informação deve estar atualizada quando for necessária
A informação deve ser fornecida tantas vezes quantas forem
necessárias
A informação pode ser fornecida sobre períodos passados,
presentes e futuros
Dimensão do Conteúdo
Precisão
Relevância
Integridade
Concisão
Amplitude
Desempenho
A informação deve estar isenta de erros
A informação deve estar relacionada às necessidades de
informação de um receptor específico para uma situação
específica
Toda informação que for necessária deve ser fornecida
A informação pode ter um alcance amplo ou estreito, ou um
foco interno ou externo
A informação pode revelar desempenho pela mensuração das
atividades concluídas, do progresso realizado ou dos recursos
acumulados
Dimensão da Forma
Clareza
Detalhe
Ordem
Apresentação
Mídia
A informação deve ser fornecida de uma forma que seja fácil
de compreender
A informação pode ser fornecida em forma detalhada ou
resumida
A informação pode ser organizada em uma seqüência
predeterminada
A informação pode ser apresentada em forma narrativa,
numérica, gráfica ou outras
A informação pode ser fornecida na forma de documentos em
papel impresso, monitores de vídeo ou outras mídias
Modulo de Comunicação
A comunicação se dá por meio de quatro elementos: Emissor, receptor, canal e protocolo.
Emissor canal de comunicação com protocolo receptor
Emissor (information source)
Emite dados codificados por meio de ondas de rádio, sonoras, etc.
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Não confundir dados com suporte de dados.
Ex. no texto suporte de dados são as ondas luminosas (eletromagnéticas) que os
olhos recebem, e os dados são são os sinais lógicos que o cérebro assimila, o que
resulta da variação das ondas luminosas (intensidade e cor).
Sem variação não há informação.
Os dados são abstratos e o suporte é físico.
Receptor (information reciever)
O receptor recebe os dados passando-os para frente.
O canal de comunicação (communication channel) é o meio físico pelo qual passam
os dados do emissor para o receptor.
Pode ser de qualquer natureza: água, ar, fibra óptica, cabo metálico, etc.
Protocolo (protocol)
É uma linguagem comum entre o receptor e o emissor. Se o protocolo não
for conhecido ou pelo receptor ou pelo emissor a comunicação não se dá.
Ex. TCP/IP (Telecommunication Control Protocol/Internet Protocol) é o
protocolo utilizado pela Internet; a língua Portuguesa é um protocolo de
comunicação.
Exemplo de Módulo de Comunicação: aula onde um emissor (professor), um canal (ar), um
protocolo (língua portuguesa) e o receptor (aluno).
Memória
Memória é um dispositivo físico que armazena dados durante um tempo que pode ser
longo ou curto.
Ex. cérebro humano, folha de papel, parede de uma caverna com inscrições arqueológicas,
DVD (Digital Vídeo Disk), RAM (randon access memory), hard disk (winchester), ROM
(read only memory), etc.
Os dados ficam armazenados em um predeterminado formato para que possam ser depois
lidos e atendidos. Ex. TXT, PDF, EXE, GIF, etc.
Saiba mais sobre memória consultando o site www.kingston.com
Processador
Um processador é o conjunto de circuitos que respondem e processam as instruções básicas
que fazem o computador funcionar, em outras palavras, executa as instruções dos
programas de computador.
Sistema de Informação
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Um Sistema de Informação é um sistema especializado no processamento e na
comunicação de dados (máquinas) ou de informações (organismos vivos).
É constituído por um conjunto de módulos (objetos) de comunicação, de controle,
de memórias e de processadores, interligados entre si por meio de uma rede com protocolo
comum. As relações lógicas entre esses módulos são definidas pelos programas executados
pelo Sistema de Informação.
As pessoas são parte integrante desse sistema. De nada adianta investir grandes
somas em equipamentos modernos se as pessoas não estiverem preparadas para aceitá-los
e usá-los adequadamente.
Os componentes de um sistema de informação computadorizado
Hardware
A aquisição de hardware, ou seja, os equipamentos necessários à instalação de um sistema
de informações deve ser precedida de um estudo detalhado da função que cada
equipamento desempenhará no novo ambiente empresarial que surgirá a partir a
implantação de um projeto de sistema de informação.
Software
A escolha de um software para a implantação de um Sistema de Informação não deve ser
baseado somente nos sucessos obtidos por este software em outras empresas do mesmo
segmento, pois sem um levantamento detalhado das características operacionais da empresa
corre-se o risco de transportar para o ambiente empresarial práticas incompatíveis que
podem, ao contrário de melhorar os processos empresariais criar novas dificuldades.
Telecomunicações
Alguem disse que ‘o inferno é um lugar que não está conectado a nada’. De fato no mundo
globalizado de hoje a empresa que, mesmo tendo os melhores sistemas de informações, se
não estiver conectada provavelmente estará em grandes dificuldades em manter ou ampliar
seu negócio.
Telecomunicação é a troca de informações por qualquer meio em redes de computadores.
O uso de meios de telecomunicações nas empresas permite:
Superar barreiras geograficas: captar informacoes sobre transacoes comerciais de locais
distantes;
Superar barreiras de tempo: fornecer informacoes para locais remotos imediatamente
após serem requisitados;
Superar barreiras de custos: reduzir os custos dos meios mais convencionais de
comunicaçao;
Superar barreiras estruturais: apoiar conexões para obter vantagem competitiva.
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Base de dados
Os dados são um recurso organizacional essencial que precisa ser administrado como
outros importantes ativos das empresas. A maioria das organizações não conseguiria
sobreviver ou ter sucesso sem dados de qualidade sobre suas operações internas e seu
ambiente externo.
Procedimentos
É natural que toda empresa tem seus procedimentos, pois de outra forma viveríamos no
ambiente empresarial verdadeira desordem. No entanto o que vemos freqüentemente é que
os procedimentos empresariais são de extrema informalidade. É como se tivéssemos uma
quer mais?? acesse
http://professores.faimi.edu.br/valdo/arquivos/6932_AdmSistInf.pdf
tribo indígena, onde a escrita fosse desconhecida e os usos e costumes passassem de
geração em geração.
Os procedimentos devem ser formais, isto é, escritos e deverão descrever os processos
empresariais, suas conexões e seus responsáveis.
Pessoas
Pessoas são parte vital dos sistemas de informação, pois sem
Assuntos acadêmicos, concursos, entretenimento,vestibulares, comportamento, dúvidas sobre educação e motivação no trabalho, palestras e artigos sobre inteligencia emocional, superação e qualidade de vida. Artigos e assuntos que não são do Prof Clayton, são responsabilidade dos autores e idealizadores. O blog é apenas o intermediário, vale só como sugestão! O blog não tem objetivo financeiro, apenas informativo. E Na defesa dos pobres animais e ação social.
Administração, Contabilidade, Bullyng escolar, matematica, fisica, motivaçao e educaçao e palestras
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terça-feira, 19 de abril de 2011
Definição de administração
AdministraçãoOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa
A administração, também chamada gerenciamento (português brasileiro) ou gestão (português europeu) de empresas, supõe a existência de uma instituição a ser administrada ou gerida, ou seja, um agrupamento de pessoas que se relacionem num determinado ambiente, físico ou não, orientadas para um objetivo comum que é a empresa. Empresa, aqui significa o empreendimento, os esforços humanos organizados, feitos em comum, com um fim específico, um objetivo. As instituições (empresas) podem ser públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos.
Atualmente se utiliza esta palavra para designar os estabelecimentos comerciais, industriais, de serviços, etc., grandes ou pequenos, o que não revela seu sentido no título da profissão.
A necessidade de organizar os estabelecimentos nascidos com a revolução industrial levou os profissionais de outras áreas mais antigas e maduras a buscar soluções específicas para problemas que não existiam antes. Assim a pesquisa de métodos especiais para administrar estes empreendimentos deu origem aos rudimentos da ciência da administração.
Não se deve confundir a gerência de uma casa ou de nossa vida pessoal que tem sua arte própria, porém empírica com a gerência de uma instituição, considere aqui este termo como genérico para empreendimento, empresa.
Índice [esconder]
1 Desenvolvimento do conceito
2 Funções administrativas
2.1 Princípios para um bom administrador
3 Teorias da administração
3.1 Cronologia das teorias da administração
3.2 Teorias administrativas, suas ênfases e principais enfoques
3.3 Áreas da administração
4 Referências
5 Bibliografia
6 Ver também
7 Ligações externas
[editar] Desenvolvimento do conceitoComo ciência é um ramo das ciências humanas, ditas sociais, pois trata dos agrupamentos humanos, mas com uma peculiaridade que é o olhar holístico, buscando a perfeita integração entre pessoas, estrutura e recursos.
Além dos conhecimentos específicos em Administração, a técnica administrativa utiliza conhecimentos do Direito, Contabilidade, Economia, Matemática e Estatística. São igualmente importantes para a ciência da administração a Psicologia e a Sociologia, sem esquecermos da Informática.
Instituições de Direito Público ou Instituições de Direito Privado criadas para fins lucrativos ou para finalidades sociais, dependem da ciência da administração para funcionarem, assim como o veículo precisa do piloto para o conduzir.
Administrar é o processo de tomar, realizar e alcançar ações que utilizam recursos para atingir objectivos. Embora seja importante em qualquer escala de aplicação de recursos, a principal razão para o estudo da administração é seu impacto sobre o desempenho das organizações. É a forma como são administradas que torna as organizações mais ou menos capazes de utilizar corretamente seus recursos para atingir os objetivos corretos.[1]
A administração é uma ciência social aplicada, fundamentada em um conjunto de normas e funções elaboradas para disciplinar elementos de produção. A administração estuda os empreendimentos humanos com o objetivo de alcançar um resultado eficaz e retorno financeiro de forma sustentável e com responsabilidade social, ou seja, é impossível falar em Administração sem falar em objetivos. Em síntese, o administrador é a ponte entre os meios (recursos financeiros, tecnológicos e humanos) e os fins (objetivos). Como elo entre os recursos e os objetivos de uma organização, cabe ao administrador combinar os recursos na proporção adequada e para isso é necessário tomar decisões constantemente num contexto de restrições, pois, nenhuma organização por melhor que seja dispõe de todos os recursos e também a capacidade de processamento de informações do ser humano é limitado. Administrar envolve a elaboração de planos, pareceres, relatórios, projetos, arbitragens e laudos, em que é exigida a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de Administração. A Administração se divide, basicamente, em cinco áreas: finanças, logística, marketing, vendas ou produção e recursos humanos. Alguns doutrinadores modernos inserem nessa divisão a TI (Tecnologia da Informação) e a P&D, ou seja, a Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Pelo fato da Administração ter diversas ciências como base, o administrador disputa seu espaço com profissional de diferente áreas. Em finanças, disputa espaço com economistas e contadores. Em marketing, disputa espaço com publicitários. Em produção, disputa espaço com engenheiros. Em recursos humanos, disputa espaço com psicólogos.
A profissão de administrador é historicamente recente e foi regulamentada no Brasil em 9 de setembro de 1965, data em que se comemora o Dia do Administrador.
Os primeiros administradores profissionais (administrador contratado, que não é o dono do negócio) foram os que geriram as companhias de navegação inglesas a partir do século XVII.
Segundo Jonh W. Riegel, "o êxito do desenvolvimento de executivos em uma empresa é resultado, em grande parte, da atuação e da capacidade dos seus gerentes no seu papel de educadores.Cada superior assume este papel quando ele procura orientar e facilitar os esforços dos seus subordinados para se desenvolverem".
[editar] Funções administrativasFayol foi o primeiro a definir as funções básicas do Administrador: planejar, organizar, controlar, coordenar e comandar - POCCC. Atualmente, sobretudo com as contribuições da Abordagem Neoclássica da Administração, em que um dos maiores nomes é Peter Drucker, os princípios foram retrabalhados e são conhecidos como Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar (PODC). Ressalte-se, então, que destas funções as que sofreram transformações na forma de abordar foram "comandar e coordenar" que atualmente chama-se apenas Dirigir (Liderança).
Atualmente, as principais funções administrativas são:
Fixar objetivos (planejar);
Analisar: conhecer os problemas;
Solucionar problemas;
Organizar e alocar recursos (recursos financeiros e tecnológicos e as pessoas);
Comunicar, dirigir e motivar as pessoas (liderar);
Negociar;
Tomar as decisões (rápidas e precisas);
Mensurar e avaliar (controlar).
O papel do administrador
As funções do gestor foram, num primeiro momento, delimitadas como: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. No entanto, por ser essa classificação bastante difundida, é comum encontrá-la em diversos livros e até mesmo em jornais de forma condensada em quatro categorias. São elas: planejar, organizar, liderar e controlar.
Planejar: "definir o futuro da empresa, principalmente, suas metas, como serão alcançadas e quais são seus propósitos e seus objetivos" , ou como "ferramenta que as pessoas e as organizações usam para administrar suas relações com o futuro. É uma aplicação específica do processo decisório."
O planejamento envolve a determinação no presente do que se espera para o futuro da organização, envolvendo quais as decisões deverão ser tomadas, para que as metas e propósitos sejam alcançados.
Organizar: pode-se constatar que [...] se fosse possível seqüenciar, diríamos que depois de traçada(s) a(s) meta(s) organizacional (ais), é necessário que as atividades sejam adequadas às pessoas e aos recursos da organização, ou seja, chega a hora de definir o que deve ser feito, por quem deve ser feito, como deve ser feito, a quem a pessoa deve reportar-se, o que é preciso para a realização da tarefa.
Logo, "organizar é o processo de dispor qualquer conjunto de recursos em uma estrutura que facilite a realização de objetivos. O processo organizacional tem como resultado o ordenamento das partes de um todo, ou a divisão de um todo em partes ordenadas."
Liderar: envolve influenciar as pessoas para que trabalhem num objetivo comum. "Meta(s) traçada(s), responsabilidades definidas, será preciso neste momento uma competência essencial, qual seja, a de influenciar pessoas de forma que os objetivos planejados sejam alcançados."
A chave para tal, está na utilização da sua afetividade, na sua interação com o meio ambiente que atua.
Na gestão não basta apenas ser uma pessoa boa, é necessário que tenha nascido para vencer, vitória essa que está relacionada com a busca constante de desafios, com a coragem de mobilizar-se, de assumir seu papel diante de seus pares, de seus colaboradores e de seus supervisores.
A chave para tal, está na utilização da sua afetividade, na sua interação com o meio ambiente que atua. (muito bem mencionado)
Falar de afetividade pode significar aderir a um sistema de gestão de pessoas de forma parcial.
Quando se fala de gerir pessoas é importante ter em atenção ser competente, reconhecer competência e competências.
Trabalhar ou liderar pessoas é uma tarefa árdua, em que mais depressa se detectam os fracassos do que os sucesso, já que no primeiro caso toda a empresa se poderá ressentir, no segundo, o mérito é geralmente assumido de forma solitária.
Trabalhar com seres humanos exige conhecer, compreender para posteriormente se desenvolver.
Para identificar competências há que conhecer muito bem a empresa e todos os seus colaboradores. Desta forma partimos para a implementação de todo um sistema organizado, planejado e formalizado com o objectivo de reter talentos, desenvolver as capacidades individuais, prever constrangimentos, e acima de tudo criar e gerir as oportunidades. Desta forma motivamos todos os intervenientes, gerimos as suas expectativas e potenciamos a produtividade.
Liderar significa análise, responsabilidade e justiça.
Maximiano ao invés de liderar, define o terceiro passo como executar, "o processo de execução consiste em realizar as atividades planejadas que envolvem dispêndio de energia física e intelectual"
E por último controlar, que "estando a organização devidamente planejada, organizada e liderada, é preciso que haja um acompanhamento das atividades, a fim de se garantir a execução do planejado e a correção de possíveis desvios"(ARAÚJO, 170, 2004).
Cada uma das características podem ser definidas separadamente, porém dentro da organização, são executadas em conjunto, ou seja, não podem ser trabalhados disjuntas.
[editar] Princípios para um bom administradorSaber utilizar princípios, técnicas e ferramentas administrativas;
Saber decidir e solucionar problemas;
Saber lidar com pessoas: comunicar eficientemente, negociar, conduzir mudanças, obter cooperação e solucionar conflitos.
Ter uma visão sistêmica e global da estrutura da organização;
Ser proativo, ousado e criativo;
Ser um bom líder;
Gerir com responsabilidade e profissionalismo.
ter visão de futuro
[editar] Teorias da administraçãoAs teorias da administração podem ser divididas em várias correntes ou abordagens.[2] Cada abordagem representa uma maneira específica de encarar a tarefa e as características do Trabalho de administração.
Abordagem clássica da administração
Administração científica
Teoria clássica da administração
Abordagem humanística da administração
Teoria das relações humanas
Abordagem neoclássica da administração
Teoria neoclássica da administração
Administração por objetivos (APO)
Abordagem estruturalista da administração
Modelo burocrático da administração
Teoria estruturalista da administração
Abordagem comportamental da administração
Teoria comportamental na administração
Teoria do desenvolvimento organizacional (D.O.)
Abordagem sistêmica da administração
Princípios e conceitos sistêmicos
Cibernética e administração
Teoria matemática da administração
Teoria geral de sistemas
Homem funcional
Abordagem contingencial da administração
Teoria da contingência
Mapeamento ambiental
Desenho organizacional
Adocracia
Homem complexo
Técnicas modernas de gestão
Administração participativa
Administração japonesa
Administração holística
Benchmarking
Downsizing
Gerenciamento com foco na qualidade
Learning organization
Modelo de excelência em gestão
Reengenharia
Readministração
Terceirização
[editar] Cronologia das teorias da administração1903 Administração científica
1916 Teoria clássica da administração
1932 Teoria das relações humanas
1940 Teoria da burocracia
1947 Teoria estruturalista
1951 Teoria dos sistemas
1954 Teoria neoclássica da administração
1957 Teoria comportamental na administração]
1962 Desenvolvimento organizacional
1972 Teoria da contingência
1990 Novas abordagens
[editar] Teorias administrativas, suas ênfases e principais enfoquesÊnfase Teorias administrativas Principais enfoques
Tarefas Administração científica Racionalização do trabalho no nível operacional
Estrutura Teoria clássica
Teoria neoclássica Organização Formal;
Princípios gerais da Administração;
Funções do Administrador
Teoria da burocracia Organização Formal Burocrática;
Racionalidade Organizacional;
Teoria estruturalista Múltipla abordagem:
Organização formal e informal;
Análise intraorganizacional e análise interorganizacional;
Pessoas Teoria das relações humanas Organização informal;
Motivação, liderança, comunicações e dinâmica de grupo;
Teoria comportamental Estilos de Administração;
Teoria das decisões;
Integração dos objetivos organizacionais e individuais;
Teoria do desenvolvimento organizacional Mudança organizacional planejada;
Abordagem de sistema aberto;
Ambiente Teoria estruturalista
Teoria neoestruturalista Análise intraorganizacional e análise ambiental;
Abordagem de sistema aberto;
Teoria da contingência Análise ambiental (imperativo ambiental);
Abordagem de sistema aberto;
Tecnologia Teoria da contingência Administração da tecnologia (imperativo tecnológico);
As principais Teorias Administrativas e seus principais enfoques
A teoria geral da administração começou com a ênfase nas tarefas, com a administração científica de Taylor. A seguir, a preocupação básica passou para a ênfase na estrutura com a teoria clássica de Fayol e com a teoria burocrática de Max Weber, seguindo-se mais tarde a teoria estruturalista. A reação humanística surgiu com a ênfase nas pessoas, por meio da teoria comportamental e pela teoria do desenvolvimento organizacional. A ênfase no ambiente surgiu com a Teoria dos Sistemas, sendo completada pela teoria da contingência. Esta, posteriormente, desenvolveu a ênfase na tecnologia. Cada uma dessas cinco variáveis - tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia - provocou a seu tempo uma diferente teoria administrativa, marcando um gradativo passo no desenvolvimento da TGA. Cada teoria administrativa procurou privilegiar ou enfatizar uma dessas cinco variáveis, omitindo ou relegando a um plano secundário todas as demais.
[editar] Áreas da administraçãoAdministração financeira
Administração da produção
Administração pública
Administração de materiais
Marketing
Gestão de pessoas
Gestão sistêmica
Administração de sistemas de informação
Organização, sistemas e métodos
Comércio internacional
Referências1.↑ Maximiano,Antonio Cesar Amaru. Introdução à administração - 5.ed.rev.e ampl.- São Paulo : Atlas, 2000
2.↑ Chiavenato, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 4. ed. São Paulo: Makron, 1993.
[editar] BibliografiaARAÚJO, Luis César G. Teoria Geral da Administração: aplicação e resultados nas empresas brasileiras. Ed. Atlas, SP, 2004.
DRUCKER, Ferdinand P. A Profissão de Administrador. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 1998. ISBN 85-221-0166-3
DRUCKER, Ferdinand P. Introdução à administração. 3. ed. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2002. ISBN 85-221-0130-5
LACOMBE, F.J.M.; HEILBORN G.L.J. Administração: princípios e tendências. 1.ed. São Paulo: Saraiva, 2003. ISBN 85-02-03788-9
MAXIMIANO, Antonio Amaru. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. Ed. Atlas, 2002.
MONTANA, Patrick J. Administração. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2003. ISBN 85-02-03786-2
[editar] Ver tambémO Wikiquote possui citações de ou sobre: EstratégiaAnálise econômica de sistemas de informações
Balanced scorecard
Estratégia competitiva
Gestão estratégica de empresas
Planejamento estratégico
Inteligência organizacional
Gerenciamento de processos
[editar] Ligações externas
http://pt.wikipedia.org/wiki/Administra%C3%A7%C3%A3o
acesse
A administração, também chamada gerenciamento (português brasileiro) ou gestão (português europeu) de empresas, supõe a existência de uma instituição a ser administrada ou gerida, ou seja, um agrupamento de pessoas que se relacionem num determinado ambiente, físico ou não, orientadas para um objetivo comum que é a empresa. Empresa, aqui significa o empreendimento, os esforços humanos organizados, feitos em comum, com um fim específico, um objetivo. As instituições (empresas) podem ser públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos.
Atualmente se utiliza esta palavra para designar os estabelecimentos comerciais, industriais, de serviços, etc., grandes ou pequenos, o que não revela seu sentido no título da profissão.
A necessidade de organizar os estabelecimentos nascidos com a revolução industrial levou os profissionais de outras áreas mais antigas e maduras a buscar soluções específicas para problemas que não existiam antes. Assim a pesquisa de métodos especiais para administrar estes empreendimentos deu origem aos rudimentos da ciência da administração.
Não se deve confundir a gerência de uma casa ou de nossa vida pessoal que tem sua arte própria, porém empírica com a gerência de uma instituição, considere aqui este termo como genérico para empreendimento, empresa.
Índice [esconder]
1 Desenvolvimento do conceito
2 Funções administrativas
2.1 Princípios para um bom administrador
3 Teorias da administração
3.1 Cronologia das teorias da administração
3.2 Teorias administrativas, suas ênfases e principais enfoques
3.3 Áreas da administração
4 Referências
5 Bibliografia
6 Ver também
7 Ligações externas
[editar] Desenvolvimento do conceitoComo ciência é um ramo das ciências humanas, ditas sociais, pois trata dos agrupamentos humanos, mas com uma peculiaridade que é o olhar holístico, buscando a perfeita integração entre pessoas, estrutura e recursos.
Além dos conhecimentos específicos em Administração, a técnica administrativa utiliza conhecimentos do Direito, Contabilidade, Economia, Matemática e Estatística. São igualmente importantes para a ciência da administração a Psicologia e a Sociologia, sem esquecermos da Informática.
Instituições de Direito Público ou Instituições de Direito Privado criadas para fins lucrativos ou para finalidades sociais, dependem da ciência da administração para funcionarem, assim como o veículo precisa do piloto para o conduzir.
Administrar é o processo de tomar, realizar e alcançar ações que utilizam recursos para atingir objectivos. Embora seja importante em qualquer escala de aplicação de recursos, a principal razão para o estudo da administração é seu impacto sobre o desempenho das organizações. É a forma como são administradas que torna as organizações mais ou menos capazes de utilizar corretamente seus recursos para atingir os objetivos corretos.[1]
A administração é uma ciência social aplicada, fundamentada em um conjunto de normas e funções elaboradas para disciplinar elementos de produção. A administração estuda os empreendimentos humanos com o objetivo de alcançar um resultado eficaz e retorno financeiro de forma sustentável e com responsabilidade social, ou seja, é impossível falar em Administração sem falar em objetivos. Em síntese, o administrador é a ponte entre os meios (recursos financeiros, tecnológicos e humanos) e os fins (objetivos). Como elo entre os recursos e os objetivos de uma organização, cabe ao administrador combinar os recursos na proporção adequada e para isso é necessário tomar decisões constantemente num contexto de restrições, pois, nenhuma organização por melhor que seja dispõe de todos os recursos e também a capacidade de processamento de informações do ser humano é limitado. Administrar envolve a elaboração de planos, pareceres, relatórios, projetos, arbitragens e laudos, em que é exigida a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de Administração. A Administração se divide, basicamente, em cinco áreas: finanças, logística, marketing, vendas ou produção e recursos humanos. Alguns doutrinadores modernos inserem nessa divisão a TI (Tecnologia da Informação) e a P&D, ou seja, a Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Pelo fato da Administração ter diversas ciências como base, o administrador disputa seu espaço com profissional de diferente áreas. Em finanças, disputa espaço com economistas e contadores. Em marketing, disputa espaço com publicitários. Em produção, disputa espaço com engenheiros. Em recursos humanos, disputa espaço com psicólogos.
A profissão de administrador é historicamente recente e foi regulamentada no Brasil em 9 de setembro de 1965, data em que se comemora o Dia do Administrador.
Os primeiros administradores profissionais (administrador contratado, que não é o dono do negócio) foram os que geriram as companhias de navegação inglesas a partir do século XVII.
Segundo Jonh W. Riegel, "o êxito do desenvolvimento de executivos em uma empresa é resultado, em grande parte, da atuação e da capacidade dos seus gerentes no seu papel de educadores.Cada superior assume este papel quando ele procura orientar e facilitar os esforços dos seus subordinados para se desenvolverem".
[editar] Funções administrativasFayol foi o primeiro a definir as funções básicas do Administrador: planejar, organizar, controlar, coordenar e comandar - POCCC. Atualmente, sobretudo com as contribuições da Abordagem Neoclássica da Administração, em que um dos maiores nomes é Peter Drucker, os princípios foram retrabalhados e são conhecidos como Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar (PODC). Ressalte-se, então, que destas funções as que sofreram transformações na forma de abordar foram "comandar e coordenar" que atualmente chama-se apenas Dirigir (Liderança).
Atualmente, as principais funções administrativas são:
Fixar objetivos (planejar);
Analisar: conhecer os problemas;
Solucionar problemas;
Organizar e alocar recursos (recursos financeiros e tecnológicos e as pessoas);
Comunicar, dirigir e motivar as pessoas (liderar);
Negociar;
Tomar as decisões (rápidas e precisas);
Mensurar e avaliar (controlar).
O papel do administrador
As funções do gestor foram, num primeiro momento, delimitadas como: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. No entanto, por ser essa classificação bastante difundida, é comum encontrá-la em diversos livros e até mesmo em jornais de forma condensada em quatro categorias. São elas: planejar, organizar, liderar e controlar.
Planejar: "definir o futuro da empresa, principalmente, suas metas, como serão alcançadas e quais são seus propósitos e seus objetivos" , ou como "ferramenta que as pessoas e as organizações usam para administrar suas relações com o futuro. É uma aplicação específica do processo decisório."
O planejamento envolve a determinação no presente do que se espera para o futuro da organização, envolvendo quais as decisões deverão ser tomadas, para que as metas e propósitos sejam alcançados.
Organizar: pode-se constatar que [...] se fosse possível seqüenciar, diríamos que depois de traçada(s) a(s) meta(s) organizacional (ais), é necessário que as atividades sejam adequadas às pessoas e aos recursos da organização, ou seja, chega a hora de definir o que deve ser feito, por quem deve ser feito, como deve ser feito, a quem a pessoa deve reportar-se, o que é preciso para a realização da tarefa.
Logo, "organizar é o processo de dispor qualquer conjunto de recursos em uma estrutura que facilite a realização de objetivos. O processo organizacional tem como resultado o ordenamento das partes de um todo, ou a divisão de um todo em partes ordenadas."
Liderar: envolve influenciar as pessoas para que trabalhem num objetivo comum. "Meta(s) traçada(s), responsabilidades definidas, será preciso neste momento uma competência essencial, qual seja, a de influenciar pessoas de forma que os objetivos planejados sejam alcançados."
A chave para tal, está na utilização da sua afetividade, na sua interação com o meio ambiente que atua.
Na gestão não basta apenas ser uma pessoa boa, é necessário que tenha nascido para vencer, vitória essa que está relacionada com a busca constante de desafios, com a coragem de mobilizar-se, de assumir seu papel diante de seus pares, de seus colaboradores e de seus supervisores.
A chave para tal, está na utilização da sua afetividade, na sua interação com o meio ambiente que atua. (muito bem mencionado)
Falar de afetividade pode significar aderir a um sistema de gestão de pessoas de forma parcial.
Quando se fala de gerir pessoas é importante ter em atenção ser competente, reconhecer competência e competências.
Trabalhar ou liderar pessoas é uma tarefa árdua, em que mais depressa se detectam os fracassos do que os sucesso, já que no primeiro caso toda a empresa se poderá ressentir, no segundo, o mérito é geralmente assumido de forma solitária.
Trabalhar com seres humanos exige conhecer, compreender para posteriormente se desenvolver.
Para identificar competências há que conhecer muito bem a empresa e todos os seus colaboradores. Desta forma partimos para a implementação de todo um sistema organizado, planejado e formalizado com o objectivo de reter talentos, desenvolver as capacidades individuais, prever constrangimentos, e acima de tudo criar e gerir as oportunidades. Desta forma motivamos todos os intervenientes, gerimos as suas expectativas e potenciamos a produtividade.
Liderar significa análise, responsabilidade e justiça.
Maximiano ao invés de liderar, define o terceiro passo como executar, "o processo de execução consiste em realizar as atividades planejadas que envolvem dispêndio de energia física e intelectual"
E por último controlar, que "estando a organização devidamente planejada, organizada e liderada, é preciso que haja um acompanhamento das atividades, a fim de se garantir a execução do planejado e a correção de possíveis desvios"(ARAÚJO, 170, 2004).
Cada uma das características podem ser definidas separadamente, porém dentro da organização, são executadas em conjunto, ou seja, não podem ser trabalhados disjuntas.
[editar] Princípios para um bom administradorSaber utilizar princípios, técnicas e ferramentas administrativas;
Saber decidir e solucionar problemas;
Saber lidar com pessoas: comunicar eficientemente, negociar, conduzir mudanças, obter cooperação e solucionar conflitos.
Ter uma visão sistêmica e global da estrutura da organização;
Ser proativo, ousado e criativo;
Ser um bom líder;
Gerir com responsabilidade e profissionalismo.
ter visão de futuro
[editar] Teorias da administraçãoAs teorias da administração podem ser divididas em várias correntes ou abordagens.[2] Cada abordagem representa uma maneira específica de encarar a tarefa e as características do Trabalho de administração.
Abordagem clássica da administração
Administração científica
Teoria clássica da administração
Abordagem humanística da administração
Teoria das relações humanas
Abordagem neoclássica da administração
Teoria neoclássica da administração
Administração por objetivos (APO)
Abordagem estruturalista da administração
Modelo burocrático da administração
Teoria estruturalista da administração
Abordagem comportamental da administração
Teoria comportamental na administração
Teoria do desenvolvimento organizacional (D.O.)
Abordagem sistêmica da administração
Princípios e conceitos sistêmicos
Cibernética e administração
Teoria matemática da administração
Teoria geral de sistemas
Homem funcional
Abordagem contingencial da administração
Teoria da contingência
Mapeamento ambiental
Desenho organizacional
Adocracia
Homem complexo
Técnicas modernas de gestão
Administração participativa
Administração japonesa
Administração holística
Benchmarking
Downsizing
Gerenciamento com foco na qualidade
Learning organization
Modelo de excelência em gestão
Reengenharia
Readministração
Terceirização
[editar] Cronologia das teorias da administração1903 Administração científica
1916 Teoria clássica da administração
1932 Teoria das relações humanas
1940 Teoria da burocracia
1947 Teoria estruturalista
1951 Teoria dos sistemas
1954 Teoria neoclássica da administração
1957 Teoria comportamental na administração]
1962 Desenvolvimento organizacional
1972 Teoria da contingência
1990 Novas abordagens
[editar] Teorias administrativas, suas ênfases e principais enfoquesÊnfase Teorias administrativas Principais enfoques
Tarefas Administração científica Racionalização do trabalho no nível operacional
Estrutura Teoria clássica
Teoria neoclássica Organização Formal;
Princípios gerais da Administração;
Funções do Administrador
Teoria da burocracia Organização Formal Burocrática;
Racionalidade Organizacional;
Teoria estruturalista Múltipla abordagem:
Organização formal e informal;
Análise intraorganizacional e análise interorganizacional;
Pessoas Teoria das relações humanas Organização informal;
Motivação, liderança, comunicações e dinâmica de grupo;
Teoria comportamental Estilos de Administração;
Teoria das decisões;
Integração dos objetivos organizacionais e individuais;
Teoria do desenvolvimento organizacional Mudança organizacional planejada;
Abordagem de sistema aberto;
Ambiente Teoria estruturalista
Teoria neoestruturalista Análise intraorganizacional e análise ambiental;
Abordagem de sistema aberto;
Teoria da contingência Análise ambiental (imperativo ambiental);
Abordagem de sistema aberto;
Tecnologia Teoria da contingência Administração da tecnologia (imperativo tecnológico);
As principais Teorias Administrativas e seus principais enfoques
A teoria geral da administração começou com a ênfase nas tarefas, com a administração científica de Taylor. A seguir, a preocupação básica passou para a ênfase na estrutura com a teoria clássica de Fayol e com a teoria burocrática de Max Weber, seguindo-se mais tarde a teoria estruturalista. A reação humanística surgiu com a ênfase nas pessoas, por meio da teoria comportamental e pela teoria do desenvolvimento organizacional. A ênfase no ambiente surgiu com a Teoria dos Sistemas, sendo completada pela teoria da contingência. Esta, posteriormente, desenvolveu a ênfase na tecnologia. Cada uma dessas cinco variáveis - tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia - provocou a seu tempo uma diferente teoria administrativa, marcando um gradativo passo no desenvolvimento da TGA. Cada teoria administrativa procurou privilegiar ou enfatizar uma dessas cinco variáveis, omitindo ou relegando a um plano secundário todas as demais.
[editar] Áreas da administraçãoAdministração financeira
Administração da produção
Administração pública
Administração de materiais
Marketing
Gestão de pessoas
Gestão sistêmica
Administração de sistemas de informação
Organização, sistemas e métodos
Comércio internacional
Referências1.↑ Maximiano,Antonio Cesar Amaru. Introdução à administração - 5.ed.rev.e ampl.- São Paulo : Atlas, 2000
2.↑ Chiavenato, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 4. ed. São Paulo: Makron, 1993.
[editar] BibliografiaARAÚJO, Luis César G. Teoria Geral da Administração: aplicação e resultados nas empresas brasileiras. Ed. Atlas, SP, 2004.
DRUCKER, Ferdinand P. A Profissão de Administrador. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 1998. ISBN 85-221-0166-3
DRUCKER, Ferdinand P. Introdução à administração. 3. ed. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2002. ISBN 85-221-0130-5
LACOMBE, F.J.M.; HEILBORN G.L.J. Administração: princípios e tendências. 1.ed. São Paulo: Saraiva, 2003. ISBN 85-02-03788-9
MAXIMIANO, Antonio Amaru. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. Ed. Atlas, 2002.
MONTANA, Patrick J. Administração. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2003. ISBN 85-02-03786-2
[editar] Ver tambémO Wikiquote possui citações de ou sobre: EstratégiaAnálise econômica de sistemas de informações
Balanced scorecard
Estratégia competitiva
Gestão estratégica de empresas
Planejamento estratégico
Inteligência organizacional
Gerenciamento de processos
[editar] Ligações externas
http://pt.wikipedia.org/wiki/Administra%C3%A7%C3%A3o
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